Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA recebe Inventário Analítico de Documentos da Comarca de Viana

O Inventário é um produto técnico que visa realizar a difusão do acervo histórico do Arquivo do TJMA. Serão publicados um volume por comarca, num total de cinquenta.

13/06/2024
Orquídea Santos

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho, recebeu do presidente da Comissão de Gestão de Memória do Judiciário estadual, desembargador Lourival Serejo, nesta quinta-feira (13/6), dois volumes do Inventário Analítico de Documentos da Comarca de Viana.

O desembargador Froz Sobrinho recebeu com muita satisfação e demonstrou empenho no projeto.

O desembargador Lourival Serejo entregou os Inventários Analíticos da Comarca de Viana, por ser um projeto muito importante para a memória da Justiça maranhense. “Isto é um começo e vamos abranger várias comarcas antigas”, comentou.

Disse, ainda, que hoje uma das fontes de materiais mais importantes está no Arquivo do TJMA, bem conservado e mais bem aparelhado do Brasil. 

Lourival foi acompanhado pelo chefe da Divisão de Arquivo, Jurandir Oliveira e pelo coordenador de Arquivo e Gestão Documental do TJMA, Christofferson Melo .

“Os Inventários da Comarca de Viana foram os primeiros a serem produzidos seguindo os padrões da Norma Brasileira de Descrição Arquivística-NOBRADE, em obediência à Resolução n. 324 do CNJ. Seguem os padrões do Conselho Internacional de Arquivos", explicou Christofferson Melo .

INVENTÁRIO ANALÍTICO DE DOCUMENTO

É um produto técnico produzido pelo Arquivo do TJMA que tem como objetivo fazer a difusão cultural do seu acervo histórico. Formará uma coleção na qual cada comarca terá os seus volumes e os documentos históricos que fazem parte do acervo do seu Arquivo, estão sendo descritos dentro de padrões arquivísticos, conforme normas internacionais.

A sociedade, os pesquisadores e pesquisadoras poderão acessar os documentos históricos do TJMA por meio do repositório - ambiente de preservação digital e de difusão do acervo -  utilizando como instrumento de pesquisa o inventário analítico. 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026 


 

GALERIA DE FOTOS