Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Cemulher/TJMA realiza palestra e roda de diálogo sobre violência doméstica

Atividades foram voltadas a trabalhadoras da Unidade Prisional Feminina (UPFEM) e colaboradores(as) de empresa privada

18/03/2024
Ascom/TJMA

Na última quinta-feira (14/3), a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão – Cemulher/TJMA, presidida pelo desembargador Cleones Cunha, realizou palestra para servidoras da Unidade Prisional de Ressocialização Feminina de São Luís (UPFEM), abordando aspectos da Lei Maria da Penha.

Estiveram presentes a psicóloga Ericka Nascimento; a assistente de informação e bacharel em Direito Vitoria Sousa; o estagiário de Pedagogia Davi Silva; o estagiário de Psicologia Rodrigo Rodrigues e integrantes da equipe técnica multidisciplinar da Cemulher, que dialogaram sobre igualdade de gênero, a Lei Maria da Penha, as medidas protetivas de urgência e os serviços disponíveis para o enfrentamento em rede à violência doméstica e familiar. Ao final, foram distribuídas cartilhas informativas da Cemulher. 

foto em ambiente fechado de sala com paredes claras, piso verde e fotos na parede. Um grupo de mulheres vestindo camisas verdes, sentadas, assistem a fala de uma jovem que esta em pé à frente

A ação faz parte do programa “Maria da Penha no Cotidiano”, desenvolvido permanentemente pela Cemulher/TJMA desde o ano de 2014, com o objetivo de difundir a Lei Maria da Penha (lei n° 11.340/2006) e contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos sexistas, enfatizando a responsabilidade de todos e todas na erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres. 

A palestra atendeu a um convite da supervisora de Assistência Biopsicossocial aos Servidores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAP, Madalena Barbosa.

SAÚDE MENTAL

Na última segunda-feira (11/3), a Cemulher/TJMA também realizou uma Roda de Diálogos com o tema  “Violência contra as mulheres e os impactos na saúde mental”. A atividade teve como público as colaboradoras e colaboradores da empresa GM Consultoria e Serviços Contábeis, localizada no bairro Cohafuma (São Luís), parceira da Cemulher por meio da adesão ao programa “Valoriza Mulher”.

A psicóloga Edla Batista, a assistente social Josemary Almeida e os estagiários de Serviço Social e Psicologia, Beatriz Paixão e Rodrigo Rodrigues, integrantes da equipe multidisciplinar da Coordenadoria, conduziram o diálogo que abordou, por meio de perguntas reflexivas, vídeos e slides, as principais causas da violência contra as mulheres, os tipos de violência, com destaque à violência psicológica, e as consequências da violência doméstica e familiar para a saúde mental da mulher

Ao final, foram informados os canais de denúncia e os mecanismos de proteção, bem como, ações práticas que homens e mulheres podem adotar para oferecer apoio às mulheres em situação de violência.

Um grupo de homens e mulheres, alguns em pé e outros agachados, posam para foto em ambiente interno

A roda de conversa aconteceu no âmbito do programa “Maria da Penha no Cotidiano”, que tem o objetivo de difundir informações relativas aos direitos das mulheres, previstos na Lei Maria Penha (Lei nº 11.340/2016), e de promover a mudança de condutas sexistas, abordando a violência doméstica e familiar contra as mulheres como um problema social, que deve ser enfrentado por todos e todas.
 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS