Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA participa de formatura do Curso de Segurança de Dignitários

O objetivo do curso é capacitar agentes de segurança que atuam na defesa e proteção de autoridades.

14/03/2024
Orquídea Santos

O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Diretoria de Segurança Institucional (DSI) e Escola Superior da Magistratura (ESMAM), com apoio do Exército Brasileiro e 24º Batalhão de Infantaria de Selva, realizou nesta quarta-feira (13/3), solenidade de encerramento e formatura do 2º Curso de Segurança de Dignitários do Poder Judiciário do Maranhão, realizado para capacitação de agentes que atuam na defesa e proteção de autoridades.

Na solenidade, participaram da composição da mesa o presidente da Comissão de Segurança do TJMA, desembargador Sebastião Bonfim (representando o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten); o secretário de Administração Penitenciária (Seape), Murilo Andrade; o diretor da Escola da Magistratura do Maranhão, desembargador José de Ribamar Castro; o deputado estadual Yglésio Moyses (representando a presidente da Assembleia, Iracema Vale); o delegado da Polícia Federal, Luís André Almeida; o comandante do 24 BIS, tenente-coronel de Infantaria, Bruno Peixoto; o coronel Alexandre Magno de Sousa (diretor de Segurança Institucional do TJMA), o coronel Humberto Aldrin (secretário-chefe do Gabinete Militar do Governador) e o promotor de Justiça e coordenador do GAECO, Luiz Muniz.

O desembargador Sebastião Bonfim, ao abrir a solenidade, disse que esse curso é de fundamental importância, por aprimorar o trabalho dos oficiais junto à segurança das autoridades. “Pensar em qualificação constante das nossas equipes é uma diretriz da Comissão Permanente de Segurança”, comentou.

Também participou do evento, o desembargador Samuel de Souza.

HOMENAGENS

O diretor da Escola da Magistratura do Maranhão, desembargador José de Ribamar Castro disse que o encerramento do curso tem uma importância muito grande para a Esmam, porque marca mais um objetivo da escola na formação de servidores, e no caso específico, na formação de policiais que trabalham na segurança das autoridades. "É necessário que esses policiais estejam atualizados de todas as técnicas de segurança que vão surgindo. Precisamos de um pessoal capacitado para atender de pronto as emergências que surgem”, comentou.

Na oportunidade, o desembargador José de Ribamar Castro recebeu várias homenagens. “Isso foi uma surpresa que não contava, mas acho que é fruto de um trabalho de equipe. Equipe que se monta, que incentiva para que possam contribuir com aquilo que é de melhor. É isso que nós tivemos nessa solenidade. E a gente fica muito feliz com esses agradecimentos, é uma forma de reconhecer o trabalho”, finalizou. 

O diretor de Segurança Institucional do TJMA, coronel Alexandre Magno, responsável pela coordenação operacional do curso, foi homenageado com a Medalha do Mérito Acadêmico Esmam. “Reconhecimento não esperado. O trabalho que desenvolvemos traz a perspectiva de capacitar os nossos agentes de segurança, os policiais e bombeiros que atuam no Tribunal de Justiça do Maranhão. É uma capacitação de ponta. Temos focado em oferecer os nossos melhores serviços com a magistratura maranhense, os servidores da casa, e também a sociedade como um todo que é beneficiária de toda essa capacitação e desse trabalho que fazemos como seguracional, mas com reflexo também na segurança de ponta”, frisou. 

MEDALHA

A Medalha do Mérito Acadêmico Esmam, instituída pela Resolução nº 069/2008 TJMA, destina-se a reconhecer magistrados (as) e não magistrados (as) que, por mérito ou especial contribuição ao estudo do Direito ou ainda por relevantes serviços prestados à Escola Superior da Magistratura do Maranhão, haja por merecer especial distinção.

Durante a solenidade, a major QOPM, Jhéssyka Yasminni Lobo Ferreira Fernandes Felício falou em nome dos formandos (as). “Esse curso tem importância na medida em que nós aprendemos novos conhecimentos, aprendemos uma nova forma de trabalhar. Uma vez que os operadores da segurança têm a missão de combater e de sobreviver nas operações, e agora a gente está numa nova missão, que é de proteger as autoridades, as que estão aqui, e que porventura venham nos visitar. Esse curso serve para estabelecer um padrão de qualidade na prestação desse serviço”, concluiu.

CURSO

A turma, que teve início dia 26/2, formada por 30 formandos (as), concluiu uma jornada de 104 horas de atividades teóricas e práticas, seguindo metodologias ativas e modernas. Durante o curso, aprimoraram habilidades e competências para aplicação em suas rotinas de trabalho, que vai refletir em mais segurança das autoridades, cuja proteção estiver confiada à sua responsabilidade.

Veja fotos de Ribamar Pinheiro no flickr:

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2023

GALERIA DE FOTOS