Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA avalia avanços da obra de construção do novo fórum de Imperatriz

16/02/2024
Juliana Mendes

Nessa quinta-feira (15/2), o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, acompanhado do desembargador Nilo Ribeiro, do diretor de Engenharia do TJMA, Maycon Murilo Pinheiro, e do proprietário da empresa responsável pelos serviços, Guilhermino Moraes, compareceu ao canteiro de obras do novo fórum da comarca de Imperatriz, objetivando avaliar os avanços e andamento da construção. 

Retomadas em junho do ano passado, as obras atualmente apresentam o percentual de aproximadamente 31%, de acordo com a Diretoria de Engenharia. 

O contratado Guilhermino Moraes informou que houve avanço nos serviços desde a última visita do presidente, ocorrida em 15/12, contando atualmente com 180 funcionários na obra. Ele informou que já foi executado 90% do serviço de infraestrutura elétrica; cerca de 40% da instalação de divisórias de paredes; execução das instalações de ar-condicionado em andamento, com dois blocos já com rede frigorígena.

Foto colorida mostra operários trabalhando em canteiro de obras do novo Fórum de Imperatriz. Eles usam farda laranja e usam capacetes de proteção.

Além disso, já foram assentados 3 mil metros quadrados de piso e houve avanço dos serviços de pintura. “Os serviços evoluíram bem. A tendência é continuar contratando. Vamos ampliar os nossos serviços agora, que vai ser serviço de pintura, de acabamento, pedreiros de revestimento, assentamento de bancada e dentro do menor prazo possível, a obra será entregue com qualidade para o tribunal”, pontuou.

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, considerou significativos os avanços dos serviços, observando as instalações elétricas, da área de informática e tecnologia, equipamentos de ar-condicionado, instalações contra incêndio, serviços concomitantes com a colocação dos pisos e divisórias internas. “Estamos com uma expectativa muito boa de que essa obra comece a tomar forma e se defina, com muita esperança que cresça ainda neste ano de 2024. Independentemente das gestões, o que nós temos é um Tribunal de Justiça comprometido com essa obra, fundamental para o funcionamento da Justiça de Imperatriz”, avaliou.

NOVO FÓRUM

Foto mostra prédios do novo Fórum de Imperatriz, em construção.

Com mais de 40 mil metros quadrados, a construção do novo fórum da comarca de Imperatriz, localizado no Residencial Kubitschek, contempla duas torres de seis pavimentos completas; uma torre com três pavimentos parcial, com dois salões do júri com 290 metros quadrados cada; seis elevadores; além de estacionamento e outros, estrutura que vai abrigar 20 unidades judiciais da comarca, com espaço para outras quatro.

A retomada das obras do novo fórum da comarca de Imperatriz ocorreu no dia 2 de junho de 2023. O custo inicial foi estimado em R$ 104 milhões, e a empresa vencedora da licitação apresentou um custo de R$ 98 milhões, o menor preço, com capacidade técnica de serviços atestada pelos engenheiros do TJMA.

A retomada das obras resultou de um acordo intermediado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a partir de um núcleo de mediação do Conselho, que teve a participação do TJMA e do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA).

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4374

GALERIA DE FOTOS