Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Juízes do TJMA discutem parceria na área de inovação com o TRT

Objetivo é firmar Termo de Cooperação entre órgãos do Poder Judiciário

Publicado em 26 de Jan de 2024, 8h29. Atualizado em 26 de Jan de 2024, 9h25
Por Francisco Eduardo Carvalho Almeida (TRT)

Nesta quinta-feira (25/1), os magistrados do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) Rodrigo Otávio Terças Santos, juiz coordenador do Processo Judicial eletrônico (PJe), Marcelo Elias Matos e Oka, juiz coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, e Ferdinando Marco Gomes Serejo Sousa, juiz coordenador do Laboratório de Inovação do TJMA e da Central de Videoconferência, realizaram visita institucional à presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, para discutir questões relacionadas a inovação no Poder Judiciário, por meio da implementação de ferramentas tecnológicas, como a Inteligência Artificial, e a formalização de parcerias entre órgãos do Poder Judiciário, por meio de termos de cooperação judiciária.

No encontro, tratou-se da importância de identificação de boas práticas que podem ser compartilhadas; da necessidade de desenvolvimento de projetos inovadores; e do uso de ferramentas tecnológicas que visem à melhoria e otimização das atividades.

A desembargadora presidente do TRT-16 elegeu como uma das principais metas da sua gestão o desenvolvimento tecnológico da Justiça do Trabalho no Maranhão, considerando que as atividades administrativas e processuais ganham agilidade com o uso da tecnologia.

O primeiro passo do TRT-16 nessa direção já foi dado com a criação do Índice de Conciabilidade por Inteligência Artificial (Icia), avançada ferramenta de IA criada e desenvolvida pela equipe do Setor de Apoio ao PJe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (SETIC). Esta iniciativa foi um dos grandes destaques da reunião. O Icia foi projetado para auxiliar os Centros Judiciários de Solução de Métodos Consensuais e Solução de Disputas da Justiça do Trabalho de 1º e 2º Graus (CEJUSCs) e as Varas do Trabalho na identificação de processos com alto potencial conciliatório. Tal ferramenta já reflete a adoção de uma estratégia inovadora para aprimorar a escolha de casos mais aptos à conciliação, demonstrando o potencial da inteligência artificial na transformação da eficácia do Judiciário. 

A presidente do TRT-16, desembargadora Márcia Andrea, agradeceu a visita dos magistrados, e ressaltou a importância da troca de experiências e cooperação entre os órgãos para implementação das novas ferramentas, em busca da eficiência e celeridade na entrega da prestação jurisdicional.

Também participaram da reunião o juiz auxiliar da Presidência, Sergei Becker; o juiz do trabalho, auxiliar da Corregedoria, laboratorista e Coordenador do Laboratório de Inovação do TRT-16, Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes; a secretária de Governança e Gestão Estratégica, que também é integrante do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do TRT-16, servidora Sílvia Maria Pontes de Castro; o secretário da SETIC, servidor Rafael Robinson de Sousa Neto; e os servidores, também lotados na SETIC, Gutemberg Santos e Thiago de Sousa Pereira.

TERMO DE COOPERAÇÃO

O Termo de Cooperação refere-se à união de esforços com o objetivo de alcançar resultados significativos na criação de valor público. Isso se dará por meio do desenvolvimento conjunto de estratégias e da implementação de mecanismos de colaboração. Inclui-se, neste contexto, a facilitação do envolvimento em projetos inovadores com métodos de solução pertinentes às atividades das organizações integrantes. O termo abrange, ainda, a formação de parcerias estratégicas com laboratórios e práticas alinhadas aos objetivos da Agenda 2030, em nível global.

INOVAÇÃO NO TRT

O Laboratório de Inovação do TRT-16 busca incentivar a criação de soluções inovadoras, reunindo ideias de magistradas, magistrados, servidoras, servidores, terceirizadas, terceirizados, estagiárias e estagiários, e também pelos usuários do Tribunal. O InovaLab promove o desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores e a realização de ateliês de criatividade, conduzidos por uma equipe capacitada para estimular a inovação e a diversidade dos desafios enfrentados pela instituição.

Com informações do TRT/MA

AgênciaTJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS