Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Exposição sobre a vida de Maria Firmina chega em Guimarães

A Exposição é organizada pelo Museu Desembargador Lauro Berredo Martins, em parceria com o Comitê da Diversidade do Judiciário do Maranhão

23/01/2024
Ascom/TJMA

A mostra da Exposição Maria Firmina organizada pelo Museu Desembargador Lauro Berredo Martins do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) chega à cidade de Guimarães. A iniciativa, organizada pela prefeitura da cidade, iniciou na quinta (18/1) e segue até o dia 18 de fevereiro. A Exposição pode ser visitada das 8h às 17h, na Casa de Cultura Dias Vieira, Rua Dias Vieira.

EXPOSIÇÃO MARIA FIRMINA DOS REIS

Mulher negra, que marcou a história do Brasil no século XIX, Maria Firmina dos Reis deixou seu legado como professora, escritora, musicista e criadora da primeira escola mista do Brasil.

A mostra permite ao público conhecer a vida da autora maranhense, por meio de ilustrações digitais exclusivas e expositores contendo imagens de aquarelas, que demonstram o cotidiano e momentos importantes da biografia da escritora. 

Na Exposição é possível conhecer in loco documentos históricos e objetos que fizeram parte da trajetória da romancista. Os documentos são manuscritos originais, como a certidão de justificação de batismo; o documento de nomeação para o cargo de Professora de Primeiras Letras de Maria Firmina; o testamento da avó de Maria Firmina, a escrava Engrácia; a segunda edição do Livro Úrsula e alguns livros sobre Maria Firmina.

SERVIÇO:

O que: “Exposição Maria Firmina dos Reis” em Guimarães
Quando: 18 de janeiro a 18 de fevereiro de 2024, das 8h às 17h
Onde: Casa de Cultura Dias Vieira, Rua Dias Vieira.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373


 

GALERIA DE FOTOS