Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA inspeciona obras do novo fórum de Imperatriz e fórum de Açailândia

Presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, visitou as obras na sexta-feira (15)

18/12/2023
Ascom/TJMA

Na sexta-feira (15), o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, acompanhado da equipe de Engenharia da instituição e representantes das empresas responsáveis, realizou visita para verificar o andamento das obras do novo fórum de Imperatriz e de ampliação e reforma do fórum de Açailândia, que são as duas maiores obras em andamento no Poder Judiciário estadual. 

Em Imperatriz, comarca a 626 km da capital, o presidente do TJMA visitou as obras do novo fórum, que foram retomadas em junho deste ano, acompanhado do proprietário da empresa responsável pelos serviços, Guilhermino Moraes, com o diretor de Engenharia do TJMA, Mayco Murilo Pinheiro, os juízes Nilo Ribeiro (auxiliar), André Ewerton e Delvan Tavares (diretor do Fórum de Imperatriz). 

A imagem mostra um canteiro de obras com várias pessoas usando capacetes de segurança. A estrutura consiste em vigas de metal e pisos inacabados, indicando um projeto de construção em grande escala em andamento. O desembargador Paulo Velten e o diretor de engenharia Mayco Murilo s no primeiro plano parecem estar discutindo ou inspecionando o local; uma delas está apontando para algo que não é visível na imagem. No fundo, mais indivíduos podem ser vistos caminhando pelo local, sugerindo uma atmosfera movimentada. O céu está parcialmente nublado, mas brilhante, indicando que pode ser meio-dia ou início da tarde.

Com mais de 40 mil metros quadrados, a construção do novo fórum da comarca de Imperatriz, localizado no Residencial Kubitschek, contempla com duas torres de seis pavimentos completas; uma torre com três pavimentos parcial, com dois salões do júri com 290 metros quadrados cada; seis elevadores; além de estacionamento e outros, que servirão para abrigar 20 unidades judiciais da comarca, com espaço para outras quatro.

De acordo com o diretor de Engenharia, Mayco Murilo, já foram concluídos os serviços de demolição e recuperação de estruturas, estando atualmente na fase construção de  divisórias, instalações elétricas, hidráulicas e de incêndio, passando em seguida para a fachada do prédio, com uma perspectiva de conclusão total para o mês de outubro de 2024.

Em Açailândia, o fórum está recebendo obras de ampliação e reforma total, para melhor atendimento das demandas judiciais da comarca. A nova construção (foto abaixo) possui dois pavimentos, sendo o total da obra de aproximadamente 4300 metros quadrados de área construída, incluindo Salão do Júri e estacionamento para 140 vagas, que representam um aumento de 60% da área atual do prédio, para abrigar oito varas e um juizado especial da comarca.

De acordo com o diretor de Engenharia do TJMA, Mayco Murilo Pinheiro, a primeira fase - obra de ampliação - está prevista para ser entregue em abril de 2024; e a obra total, com reforma do prédio atual, em agosto ou setembro do ano que vem.

O desembargador Paulo Velten observou que o acompanhamento das obras faz parte do objetivo de imprimir celeridade às ações da Administração, cujo processo de retomada foi uma das prioridades estabelecidas para sua gestão à frente da Presidência do TJMA. “Dentro do nosso lema de fazer bem e depressa, estamos visitando para verificar se as obras estão realmente de acordo com o nosso cronograma, se elas estão sendo executadas com a qualidade que nós esperamos, e somente é possível de constatar in loco, com o acompanhamento dos responsáveis, garantindo uma aplicação adequada dos recursos públicos do Tribunal de Justiça”, avaliou.

Acesse aqui os álbuns completos do fotógrafo Ribamar Pinheiro durante as visitas aos fóruns de Imperatriz e Açailândia.

NOVO FÓRUM DE IMPERATRIZ

A retomada das obras do novo fórum da comarca de Imperatriz ocorreu no dia 2 de junho deste ano, com a presença, no local da construção, do presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, menos de um mês depois que representantes do Tribunal e da empresa vencedora da licitação formalizaram o contrato, em 5 de maio. O custo inicial foi estimado em R$ 104 milhões, e a empresa vencedora da licitação apresentou um custo de R$ 98 milhões, o menor preço, com capacidade técnica de serviços atestada pelos engenheiros do TJMA.

As duas torres vão abrigar 20 unidades do Poder Judiciário, ainda com espaço para mais quatro unidades, que já foram criadas por lei e ainda não instaladas, e dois salões do júri. A expectativa é que possa ser entregue ainda no primeiro semestre de 2024, como manifestou desejo o presidente do TJMA. 

A retomada da obra resultou de um acordo intermediado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a partir de um núcleo de mediação do Conselho, que teve a participação do TJMA e do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA).

O Tribunal tornou pública a licitação no dia 1º de abril deste ano, por meio da Coordenadoria de Licitações e Contratos, na modalidade “Concorrência”.
 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS