Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Advogado Caldas Gois é homenageado com Medalha dos 200 Anos do TJMA

Comenda foi entregue pelo presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten

12/12/2023
Juliana Mendes

Aos 88 anos de idade, sendo 60 deles dedicados à advocacia, o advogado Caldas Gois foi homenageado nesta terça-feira (12/12), com a Medalha dos 200 Anos do Tribunal de Justiça do Maranhão, em reconhecimento à sua contribuição com o Sistema de Justiça do Maranhão. A comenda foi entregue pelo presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, com a presença dos juízes auxiliares da Presidência, Márcio Brandão e Nilo Ribeiro, além de familiares e amigos do homenageado.

O desembargador Paulo Velten ressaltou a importância do trabalho do advogado Caldas Gois para os profissionais do Direito e novos advogados, representando uma referência de “advocacia honesta, qualificada, técnica e baseada na ética e correção como regras de conduta, além de um profissional do Direito que forjou a vida na luta desde muito jovem”.

O desembargador pontuou que a Medalha dos 200 anos do TJMA representa não somente a terceira corte mais antiga do Brasil, mas o registro de uma instituição construída por homens e mulheres, entre os quais o homenageado, pessoas fundamentais para o progresso. “Com seus 60 anos de advocacia, você ajudou a construir a história dos 210 anos do Tribunal de Justiça do Maranhão, sendo mais que merecedor desta homenagem”, frisou. 

“Estou muito sensibilizado com as bondosas palavras a meu respeito. Em 1973, me desliguei de um emprego para me dedicar à advocacia, que à época era muito difícil, mas venci, e hoje estou recebendo essa homenagem que vai ficar para o resto da minha vida, já recebi várias medalhas e homenagens, mas esta é a que vem consagrar o meu trabalho como advogado”, declarou o homenageado Caldas Gois.

“Nesse momento, o Tribunal de Justiça faz justiça a um profissional do direito que dedicou a sua vida, que trabalhou durante toda a sua vida com correção, com acerto, com decência e com ética, uma homenagem justa pelos seus méritos, uma feliz escolha e feliz indicação”, observou o advogado Raimundo Marques.

O advogado Caldas Gois Júnior, filho do homenageado, expressou a importância do reconhecimento para o pai. “Ele que é o nosso patriarca, nosso baluarte, e é, antes de tudo, exemplo de vida para todos nós”, avaliou.

A “Medalha 200 anos” foi instituída como parte das comemorações alusivas à passagem do aniversário de instalação do Tribunal de Justiça, ocorrida em 4 de novembro de 1813. O TJMA é o terceiro tribunal estadual mais antigo do país.

Acesse aqui o álbum completo do fotógrafo Ribamar Pinheiro.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS