Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA treina servidores(as) e magistrados(as) sobre Gestão de Mudanças por Resultados

Iniciativa está entre os 43 projetos estratégicos definidos para o Poder Judiciário do Maranhão

12/09/2023
Juliana Mendes

O Poder Judiciário iniciou nesta terça-feira (12/9), o Curso de Gestão de Mudanças por Resultados, voltado para juízes, juízas, servidores, servidoras, desembargadores e desembargadoras, objetivando o fortalecimento da cultura organizacional e a busca por  uma gestão orientada a resultados. A formação, que acontece até a próxima quinta-feira (14), é ministrada pela empresa Avatis, por meio do formador Bruno Felix.

A formação reúne um grupo de magistrados(as) e servidores(as) que atuarão como agentes de mudança no âmbito do Poder Judiciário estadual, por meio da identificação de pontos de resistência que necessitam de mudanças para o alcance de melhor desempenho nos serviços jurisdicionais.

A discussão da Gestão de Mudanças por Resultados faz parte do Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Maranhão para o período 2021-2026, instituído por meio da Resolução N° 44/2021, entre os 43 Projetos Estratégicos (projeto P.26), vinculado ao Macrodesafio Aperfeiçoamento da Gestão administrativa e da Governança Judiciária e voltado ao alcance das Metas Audaciosas definidas para o Poder Judiciário do Maranhão, que consistem em “Tornar-se o tribunal de médio porte mais produtivo até o término de 2026, considerando o resultado do Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus)” e “Atingir o selo “Diamante” no Prêmio CNJ de Qualidade até o término de 2026”.

O coordenador da Assessoria de Gestão Estratégica do TJMA, juiz Márcio Brandão, ressalta que a formação representa uma ação inicial do projeto, reunindo servidores(as) e magistrados de 1º e 2º Graus para despertar a discussão e disseminá-la nas unidades do Judiciário. Além do workshop, ele informa que outras ações serão realizadas para enfocar os pontos que merecem atenção e as mudanças necessárias para avançar e evoluir, adequando a cultura da organização na busca das metas audaciosas previstas no Planejamento Estratégico. “Existe uma frase famosa do Albert Einstein que fala que não se muda os resultados fazendo as mesmas coisas. Então a mudança é necessária para avançar e essa conversa envolve tanto quem está na linha de frente, no caso os servidores e magistrados de 1º grau, como também a própria alta administração, e os componentes do Tribunal e do Órgão Especial”, frisou.

MUDANÇA ORGANIZACIONAL

De acordo com o formador Bruno Felix, a mudança de comportamento, ainda que pareça intuitiva, é um fenômeno que passa por um ramo da Psicologia, que analisa as possibilidades de mudanças de comportamento de um grupo de pessoas com determinada cultura organizacional, onde em geral existe uma tendência de resistência a mudanças. 

Ele explica que o Curso inicia a abordagem com a sensibilização, mostrando gatilhos mentais que fazem com que as pessoas permaneçam em determinados comportamentos coletivos. Em seguida, serão identificadas as mudanças que são necessárias no âmbito do TJMA e que a sociedade espera, montando um plano de mudanças, de forma participativa com servidores(as) e magistrados(as). Por fim, serão discutidas as providências necessárias para que de fato as mudanças sejam executadas, com a realização de avaliações posteriores. “O mundo está se transformando, a sociedade demanda cada vez mais mudanças do Tribunal e é necessário que as organizações se atualizem”, pontua.

Bruno Felix é administrador e mestre em administração pela UFRRJ e doutor em administração pela Universidade Mackenzie-SP. Possui experiência e apresentações em eventos internacionais sobre estratégia empresarial, liderança e desenvolvimento humano na Holanda, Estados Unidos, Tailândia, Venezuela, Argentina e Chile. Também é professor e coordenador em cursos de graduação, mestrado, especialização e doutorado pela FUCAPE Business School, em Vitória, no Espírito Santo; e especializado em liderança, estratégia empresarial, narrativas corporativas, execução estratégica, ética nas empresas, simbolismos organizacionais, cultura e identidade organizacional.

Acesse aqui o álbum completo da abertura do curso.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS