Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Roda de Conversa pelo Dia das Mulheres Negras acontece nesta terça, 25/7

Comitê de Diversidade do TJMA homenageia Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negras e Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha

24/07/2023
Ascom/TJMA

Em celebração ao dia 25 de julho, Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Diversidade, realiza nesta terça-feira (25),  no hall do Fórum Sarney Costa, a partir das 9h, Roda de Conversa com servidoras, magistradas e funcionárias terceirizadas, promovendo diálogo sobre o significado da data, além de atração cultural com a servidora Giorlinda Ferro, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos.

Na mesma data será lançado vídeo com o tema “Se reconhecer negra para pertencer” em que as participantes destacam suas vivências enquanto mulheres negras. Produzido pela equipe da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça, o vídeo será divulgado em prédios do Poder Judiciário do Maranhão.

A exposição de publicações com temáticas de Autoras Negras será mais uma forma de sensibilizar o público no Fórum Sarney Costa, com livros da Biblioteca da Esmam e da Estante "Maria Firmina dos Reis", do Comitê de Diversidade, que estarão disponíveis no local.

As ações pensadas para 2023 foram organizadas pelas servidoras e membras do Comitê de Diversidade do TJMA Bianca Bezerra e Joseane Cantanhede, com o objetivo de fomentar espaços de encontros das mulheres negras servidoras, membras, terceirizadas, colaboradoras, mulheres integrantes de coletivos e demais pessoas que se interessam pela temática e buscam fortalecer as iniciativas antidiscriminatórias.

SENSIBILIZAÇÃO

Desde a instalação do Comitê de Diversidade, pela Resolução 47/2020, o Judiciário maranhense realiza encontros temáticos virtuais, relatos e vivências de mulheres negras que integram a Rede de Justiça.

Pessoas convidadas com diversas atuações no cenário maranhense, além da execução de ações em unidades socioeducativas e prisionais femininas, com um planejamento alinhado aos macrodesafios, garantia dos direitos fundamentais e fortalecimento da relação institucional do Poder Judiciário com a sociedade.

PROGRAMAÇÃO:

25. 07 (terça-feira) - Roda de conversa dia, 9h, hall do Fórum, com servidoras, magistradas e funcionárias terceirizadas;

25. 07 (terça-feira) - Lançamento do vídeo comemorativo ao Dia da Mulher Negra com o tema: "Se reconhecer negra para pertencer".

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS