Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário maranhense participa de evento sobre Direito da Saúde

Os temas abordados no evento trataram da racionalização de processos judiciais na área de saúde

Publicado em 16 de Jun de 2023, 15h00. Atualizado em 16 de Jun de 2023, 15h57
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) foi representado pelo Comitê Estadual de Saúde do Maranhão e pelo Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário (Natjus), na VI Jornada Nacional de Direito da Saúde – realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Comitê Organizador do Fórum Nacional do Poder Judiciário para a Saúde (Fonajus).

No evento, os participantes dedicaram-se a aprimorar o conhecimento técnico sobre a saúde pública e suplementar, discutindo os desafios da judicialização e encontrando soluções para esse problema. 

Estiveram presentes na ocasião o presidente do Comitê Estadual de Saúde do Maranhão, desembargador Jamil Gedeon; a supervisora titular do Natjus nas demandas de saúde, juíza Laysa Paz Mendes; o juiz da Vara da Saúde Pública de São Luís, Carlos Veloso; e o vice-coordenador do Comitê Estadual de Saúde do Maranhão, Clodomir Reis. 

"Os debates e a programação demonstram a preocupação do Judiciário brasileiro com o excesso de judicialização da saúde, a escassez de recursos, a necessidade de parametrizar as orientações aos magistrados, a evolução tecnológica com novas terapias e tratamento promissores, que levam os pacientes a demandar, daí a necessidade dos debates para proporcionar a sociedade uma segurança jurídica”, destacou o presidente do Comitê, desembargador Jamil Gedeon. 

SOBRE O EVENTO

A Jornada faz parte das ações do Fonajus, criado em 2010 pelo CNJ, para o monitoramento e a resolução das demandas de assistência à saúde. Sua criação decorreu do elevado número e da ampla diversidade dos litígios referentes ao direito à saúde, bem como do forte impacto dos dispêndios decorrentes sobre os orçamentos públicos.

PODCAST 

O episódio inédito de O Mérito – o podcast do Poder Judiciário do Maranhão – “Direito à saúde: mais acordos, menos ações judiciais”, lançado quinta-feira (8/6), aborda a desjudicialização da saúde – uma das saídas para evitar que o Judiciário tenha que decidir por algo que deveria ser de comum acordo entre as partes, com o objetivo de reduzir a judicialização em massa de processos relacionados ao tema, garantindo o direito do cidadão e da cidadã à saúde, sem que precise entrar com uma ação na Justiça.

O ouvinte e a ouvinte podem conferir o atual estágio do acordo, assinado em agosto de 2022, pelo Poder Judiciário do Maranhão e entidades de saúde. A conversa, dessa vez, foi com a juíza Laysa Paz Mendes, supervisora titular do Natjus, e com o defensor público Cosmo Sobral, titular do Núcleo de Defesa da Saúde, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência da Defensoria.

Produzido pela Ascom do TJMA, "O Mérito - Descomplicando o que não precisa ser complicado" pode ser ouvido nas principais plataformas de streaming: Spotify, Deezer e SoundCloud. O episódio é apresentado pela jornalista Danielle Limeira e pelo jornalista Paulo Lafene.

Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/show/7qnS38yy0gjfRx4uM9M9D0
Ouça no Deezer: https://www.deezer.com/br/show/5851077
Ouça no SoundCloud: https://soundcloud.com/tjmaoficial

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4373


 

GALERIA DE FOTOS