Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Diretora financeira do TJMA conclui doutorado com foco no Justiça em Números

A pesquisa da servidora irá contribuir para o aperfeiçoamento do gasto orçamentário do Tribunal

01/06/2023
Mirela Nunes

A Diretora Financeira do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Célia Regina Pereira, concluiu recentemente o doutorado em Contabilidade. A servidora seguiu a linha de pesquisa voltada ao setor público, área que anteriormente norteou sua tese de mestrado. 

A pesquisa de Célia consistiu na criação de um manual de orientação, a fim de auxiliar na elaboração do relatório do Justiça em Números, bem como torná-lo acessível por meio da divulgação no Portal do Judiciário maranhense. 

O Justiça em Números, relatório instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é a principal fonte de mensuração da atividade judicial, utilizando indicadores internacionalmente reconhecidos para apuração da eficiência e economicidade dos tribunais e unidades judiciárias, como taxa de congestionamento, número de casos novos por magistrado e índice de atendimento à demanda.

Célia ressaltou que o processo foi desafiador, porém bastante recompensador. “O processo é longo, difícil, mas também revigorante. São 4 anos de estudo e abdicação, então eu agradeço familiares e amigos que conseguiram entender minhas ausências, e que seguraram minha mão nos momentos difíceis, porque é uma etapa bastante árdua”, disse. 

O programa de bolsas que o TJMA disponibiliza para servidores e servidoras que dedicam-se à vida acadêmica, foi um estímulo importante para a servidora concluir seu doutorado. “Eu sou beneficiária desse programa do Tribunal de Justiça. O TJMA custeava 50% da  bolsa e a partir do ano passado, na gestão do desembargador  Paulo Velten, esse percentual passou para 70%”, afirmou Célia. 

A expectativa da diretora financeira é retribuir o apoio e investimento do Tribunal em sua formação, aprimorando cada vez mais suas habilidades para desenvolver atividades com maior eficiência e melhor qualidade técnica. 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373

 

GALERIA DE FOTOS