Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA realiza treinamento de agentes de segurança em técnicas de combate veicular

11/05/2023
Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar (DSIGM), realizou nos dias 24 e 25 de abril na cidade de Teresina/PI, a formação dos agentes de segurança do Polo de Caxias e Timon em “Adaptação e Habilitação ao Armamento Institucional e Combate Veicular”.

Participaram do treinamento: o presidente da Comissão de Segurança Institucional e Gabinete Militar e diretor da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), desembargador José de Ribamar Castro; o juiz José Nilo Ribeiro Filho, o juiz Marcelo Oka e demais magistrados(as) e servidores(as) da Justiça maranhense. 

A característica do confronto veicular é de ser repentino, agressivo e de alta intensidade. A formação foi desenvolvida para aumentar a expectativa de vida dos profissionais de segurança do Tribunal neste tipo de confronto armado. 

Dentre os tópicos abordados pelo curso estão: regras de segurança; protocolo de combate; consciência situacional; balística aplicada a veículos; movimentando e atirando ao redor de veículos; técnicas de ação imediata veicular; técnicas de contra emboscada veicular inopinada e deliberada e exercícios force-on-force.

Para Maristela Martins, servidora da DSIGM, o compromisso na formação dos agentes de segurança resulta na eficiência de todos os processos administrativos e operacionais da Diretoria. “O treinamento e a capacitação tem sido de suma importância para o desenvolvimento profissional contínuo de toda a equipe. Além da formação dos agentes nos protocolos de combate veicular, o curso também contribui para a difusão de uma cultura de segurança institucional no Tribunal”, afirmou.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS