Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA promove Bem-Estar no Judiciário

O foco da campanha deste mês será a sensibilização sobre o espectro autista

04/04/2023
Ascom/TJMA

Com o intuito de promover qualidade de vida a magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Diretoria de Recursos Humanos, promoverá mais uma edição do projeto “Bem-Estar no Judiciário”, no mês de abril.

Esta etapa terá como objetivos: a sensibilização sobre o Espectro Autista, reflexões sobre a doença de Parkinson, além de mobilização pela promoção da saúde e qualidade de vida, com campanhas, roda de conversa, palestra e oficina interativa.

A programação especial sobre o autismo visa informar a população e reduzir o preconceito em relação a crianças e adultos que apresentam uma forma diferente de agir e encarar o mundo.

A programação mensal inclui serviços assistenciais e educativos em saúde multidisciplinar, individuais e coletivos; ginástica laboral; consultas médicas, odontológicas e psicossociais; dentre outras atividades.

As ações do projeto “Bem-Estar no Judiciário” também integram o programa Justiça de Proximidade, da Alta Administração do Judiciário.

PROGRAMAÇÃO

Comarcas

Neste mês, o projeto Bem-Estar no Judiciário atenderá as comarcas de Vitória do Mearim, Viana, Matinha e Penalva, de 10 a 13 de abril, durante as ações do programa Justiça de Proximidade, com atendimento médico e de enfermagem.

São José de Ribamar

No dia 12 de abril, servidores(as), juízes(as) e colaboradores(as) do termo judiciário de São José de Ribamar, da Comarca da Ilha de São Luís, irão participar de uma programação especial, com direito à orientação nutricional (10 vagas pela manhã e 10 vagas pela tarde), massagem relaxante (20 vagas pela manhã e 10 vagas pela tarde) - quick massage, respectivamente, por nutricionistas e fisioterapeutas da equipe de profissionais da SEGEP-MA.

São Luís

No dia 13 de abril, a programação contará com uma vivência em yoga laboral, ministrada pela professora Tereza Otoni, na 2ª Vara da Infância e Juventude, no Centro Integrado de Justiça Juvenil (Rua das Cajazeiras), das 9h às 10h.

No dia 14 de abril, entre 15h e 17h, haverá uma roda de conversa com a psicóloga Bruna Soares Pires, com o tema “Por que será que meu(minha) filho(a) age assim? Compreendendo alguns comportamentos de pessoas com TEA (transtorno do espectro autista)”, no Salão Ecumênico do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) das 14h às 17h.

Dando continuidade à programação, no dia 18 de abril, às 9h, no auditório do Centro Administrativo (Rua do Egito) será ministrada a palestra “Plantas Medicinais e Fitoterápicos no sistema respiratório e endócrino”, pela Profa. Kallyne Bezerra (Farmacêutica, Coordenadora Estadual do Programa Farmácia Viva Hortos Terapêuticos do Maranhão, Presidente do GT de Farmácias Vivas e Jardins Terapêuticos do CRF-MA).

Nos dias 27 e 28 de abril, no auditório do Centro Administrativo (Rua do Egito), acontecerá o curso teórico Avaliação Biopsicossocial da Deficiência, com o assistente social Wederson Rufino dos Santos. A iniciativa será fundamental para a realização das avaliações direcionadas a magistrados(as), servidores(as) e dependentes com deficiência, além de direcionar serviços, programas, ferramentas de gestão, modelos de assistência em saúde mais adequados e que atendam às demandas específicas, com um ambiente de trabalho mais equânime e diverso. O público-alvo do curso será formado por servidores(as) da Diretoria de Recursos Humanos e Coordenadoria de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial e suas divisões.

 

Confira AQUI a programação do Bem-Estar no Judiciário do mês de abril.

 


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

 

GALERIA DE FOTOS