Na data em que é comemorado o Dia Nacional do Ministério Público – 14 de dezembro – o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) reforça a relevância do órgão estadual maranhense, que atua na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis no Estado do Maranhão.
O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, congratulou o trabalho realizado pela instituição, ao promover a Justiça, o bem da sociedade e em defesa do Estado. “O Ministério Público do Estado do Maranhão, tão bem liderado pelo eminente procurador-geral de Justiça, Eduardo Heluy Nicolau, tem desempenhado um exímio trabalho em defesa da ordem jurídica constitucional e no aprimoramento das instituições democráticas em nosso Estado. Parabenizo essa fundamental instituição no seu Dia Nacional, fazendo votos de que ela continue cumprindo com destemor sua grande missão constitucional”.
SOBRE O MP
O Ministério Público é o órgão Estatal que tem como função principal zelar pela boa aplicação da lei, pela ordem jurídica e pelo Estado Democrático de Direito e foi criado para defender os interesses da sociedade.
Cabe-lhe, enquanto um agente de transformação a serviço da cidadania, dos interesses sociais e da democracia, tomar providências para que se cumpra a lei, por exemplo, quando um grupo de pessoas, a comunidade ou a própria sociedade se sente lesada em algum de seus direitos garantidos por lei.
Embora não sendo um “Poder”, o Ministério Público é uma instituição independente, e apesar de ligada ao Estado, não é vinculada a nenhum dos poderes da República, sendo dotada de ampla autonomia administrativa, funcional e financeira, exercendo parte da soberania estatal.
Fazem parte do Ministério Público os Procuradores e Promotores de Justiça. No Estado do Maranhão existem 31 Procuradores e 217 Promotores, sendo que 66 destes estão na capital, São Luís, e os 151 restantes estão nas comarcas do interior. Estes atuam em Promotorias (Primeira Instância), algumas das quais especializadas em determinadas áreas tais como: meio-ambiente, consumidor, infância e juventude, etc, também denominadas Curadorias. Os Procuradores atuam perante os Tribunais (Segunda Instância), na qualidade de fiscais da lei.
Com informações do Portal do Ministério Público do Estado do Maranhão
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4373