Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA promove reunião de apresentação do CEAV

Representantes de instituições parceiras participaram do encontro

04/10/2022
Amanda Campos

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Núcleo Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais, reuniu-se com representantes de instituições parceiras, nessa segunda-feira (3), no auditório da Casa da Justiça, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no campus do Bacanga.

Durante o encontro, a coordenadora do Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais da Comarca da Ilha de São Luís (CEAV), desembargadora Sônia Amaral, apresentou o órgão, ressaltando a sua importância, o alcance social e sua sistemática de funcionamento.

O CEAV de São Luís foi instalado no dia 12 de setembro de 2022, no prédio da Casa da Justiça, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Esse é o segundo Centro instalado no Maranhão. O primeiro foi inaugurado na comarca de Balsas, no dia 31 de agosto de 2022.

Na oportunidade, Sônia Amaral destacou que a atuação em rede é fundamental para o funcionamento do CEAV, a exemplo do que já acontece em outras áreas do Judiciário, como a Coordenaria Estadual da Mulher e a Coordenadoria da Infância e Juventude.

“Estamos iniciando, hoje, um diálogo com o objetivo de fortalecermos uma rede de atenção às vítimas de crimes e atos infracionais. Neste contexto, as instituições parceiras precisam participar de fato da efetivação e da concretude de tudo o que nós pensamos para o CEAV”, pontuou.

A desembargadora Sônia Amaral registrou agradecimentos a todos os representantes de órgãos parceiros pela presença na reunião, conclamando a todos e a todas a se empenharem no projeto e na causa social.

A juíza titular da 2ª Vara da Mulher de São Luís, Lúcia Heluy, parabenizou a equipe do Núcleo  Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais pela iniciativa, enfatizando a importância dos projetos implementados pelo Judiciário e sua missão social.

Foto colorida de pessoas sentadas em auditório da UFMA, durante reunião do CEAV com instituições parceiras.

“Esse trabalho de integração dos órgãos do sistema de Justiça é extremamente importante ao facilitar o envolvimento com a comunidade. Afinal, o Poder Judiciário é protagonista hoje. A sociedade espera muito da Justiça. Hoje, estamos fazendo um trabalho de prevenção em diversas áreas”, afirmou.

A diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, garantiu apoio da instituição ao projeto do Judiciário, enfatizando a relevância da causa.“Precisamos estruturar os serviços existentes para potencializarmos os atendimentos necessários e garantirmos a funcionalidade e a celeridade dos nossos serviços voltados para a população”, frisou.

Também participaram da reunião representantes do Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão (OAB/MA), Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), Secretaria Municipal de Saúde (EMUS), Delegacia Geral de Polícia Civil do Maranhão, Polícia Militar - Comando de Policiamento Metropolitano.

Foto colorida de pessoas sentadas em auditório da UFMA assistindo à apresentação da desembargadora Sônia Amaral, durante reunião do CEAV com instituições parceiras.

Participaram, ainda, representantes da Cruz Vermelha Brasileira, Hospital Nina Rodrigues, Conselho Municipal de Condição Feminina de São Luís, ICRIM/IML de São Luís - Perícia Oficial de Natureza Criminal, Instituto de Perícias para Crianças e Adolescentes (IPCA), Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Comunidade Terapêutica Feminina Florescer, Creche Escola Estrela do Oriente, Instituto de Assistência e Inclusão Social do Maranhão (ISAMA), Comunidade Terapêutica Ebenezer e Obras Sociais Lar de José.

CENTRO

O Centro Especializado de Atenção às Vítimas no Poder Judiciário do Maranhão (CEAV) foi instituído por meio da Resolução nº 69, de 13 de julho de 2022, que também criou o Núcleo Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais, nos termos da Resolução nº 253, de 4 de setembro de 2018, atualizada pela Resolução nº 386 de 9 de abril de 2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Centro é destinado a apoiar vítimas que tenham sofrido dano físico, moral, patrimonial e psicológico, em razão de crime ou ato infracional cometido por terceiro, ainda que este não tenha sido identificado, julgado ou condenado. O suporte também é estendido a cônjuges, companheiros, companheiras, familiares em linha reta, irmãos, irmãs e dependentes das vítimas cuja lesão tenha sido causada por um crime.

O CEAV atua com uma equipe multidisciplinar que recebe as vítimas e seus familiares. Conforme o caso, identifica as situações de urgência, define a assistência necessária – jurídica, social ou psicológica – e orienta sobre os procedimentos imediatos e medidas legais cabíveis, fazendo o acompanhamento dos processos judiciais”, explicou a magistrada.

SERVIÇO

Para ter direito aos serviços disponibilizados, basta se dirigir à Casa da Justiça, na UFMA; entrar em contato pelo email ceavsaoluis@tjma.jus.br ou pelo telefone (98) 99220-9191 (WhatsApp).

Por meio do CEAV, a vítima pode realizar consultas sobre andamentos processuais, ser encaminhada para a rede de serviços públicos (assistência social, jurídica, médica, psicológica, social e previdenciária), ter informações sobre seus direitos, e receber direcionamento para programas de justiça restaurativa e programas de proteção.

 

Confira o álbum de fotos no Flickr do TJMA:

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4300

 

 

 

GALERIA DE FOTOS