Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Presidente do TJMA recebe novos defensores do Estado

12/08/2022
Danielle Limeira

Em visita institucional, nesta sexta-feira (12/8), o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, recebeu o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, que apresentou os novos defensores e defensoras públicas do Maranhão, aprovados no último concurso público, em 2019.

Na oportunidade, o defensor-público Gabriel Furtado destacou que é essencial que se mantenha, de forma contínua, o estreitamento das relações institucionais entre os órgãos do sistema de Justiça no Estado. “Não se trata de apenas ser um defensor ou uma defensora competente no que faz, porque, por mais que sejamos excelentes no exercício do trabalho na Defensoria, precisamos atuar em conjunto com as instituições”, disse Furtado, dirigindo-se aos novos empossados e empossadas. 

Após parabenizar os novos integrantes da advocacia pública, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, reforçou o papel da Defensoria Pública como instituição essencial à função jurisdicional do Estado. 

“Nos últimos 15 anos, temos visto um fortalecimento da Defensoria, principalmente, a partir do momento que ela alcançou a sua autonomia financeira e administrativa. No entanto, o que eu destaco, hoje, como fundamental é a percepção do avanço da qualidade do trabalho desenvolvido pela Defensoria, com peças de alta qualidade técnica, que tem elevado o discurso jurídico no âmbito do Judiciário”, frisou o presidente.

Velten também desafiou os novos defensores e defensoras do Estado para que estejam empenhados em prestar o melhor trabalho possível, uma vez que, entram em uma instituição de alto desempenho e já consolidada.

 “O que acrescentamos à instituição, com a nossa capacidade de entrega, é o que repercutirá positivamente nos órgãos de Justiça e na sociedade. E isso terá um efeito avassalador”, afirmou o desembargador, acrescentando que o Tribunal sempre estará de portas abertas para o debate e o diálogo institucional.

A defensora pública Isabela Goulart agradeceu, em nome dos empossados e empossadas, a receptividade da Defensoria Pública e do Tribunal de Justiça.  “Vocês lutaram muito para que a gente tivesse aqui. Isso aumenta a nossa responsabilidade e nos compromete a sermos um braço de vocês, tanto do Tribunal de Justiça, quanto da Defensoria, capilarizando no interior do Estado. Estamos muito felizes por fazer parte dessas duas gestões, porque vocês são líderes que lideram pelo exemplo que são, sempre mantendo o espaço para diálogo e construção”, concluiu a defensora, direcionando suas palavras ao presidente do TJMA e ao defensor-geral do Estado.

Também estavam presentes na reunião, os ex-corregedores da Defensoria Pública, Ideválter Nunes da Silva, Antônio Peterson Rêgo Leal e José Augusto Gabina de Oliveira; a diretora da Escola Superior (Esdep), Elainne Alves do Rego Barros; os novos defensores públicos Bruna Sousa de Oliveira, Cândido Leonardo Mariano Costa Silva, Cezar Augustus Simão, Isabela Bacelar de Freitas Goulart, Rodrigo de Jesus Almeida e Marília de Novaes Marques e o juiz auxiliar da Presidência, Nilo Ribeiro Filho.

 

Acesse (abaixo) álbum do Flickr:

Reunião com novos defensores e defensoras do estado do Mranhão

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS