Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Gestores são capacitados para execução de projetos estratégicos do TJMA

Capacitação segue princípios e técnicas básicos da metodologia concebida pelo Project Management Institute (PMI)

13/07/2022
Ascom ESMAM

Gestores de projetos Estratégicos do Tribunal de Justiça do Maranhã (TJMA) participam, até 18 de julho, do curso de Gerenciamento de Projetos, ofertado pela Escola Superior da Magistratura (ESMAM). A capacitação, com duração de 21 horas, segue princípios e técnicas básicos da metodologia concebida pelo Project Management Institute (PMI) - baseada no Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge) - documento que reúne as melhores práticas de gestão de projetos, conceitos, ferramentas, técnicas, entre outros. 

O curso visa a preparação dos gestores para execução dos 43 projetos estratéticos em andamento, cujos processos encontram-se sob a direção do Escritório de Projeto Estratégicos (EGP), da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização (AGEM-TJMA). 

O conteúdo traz um conjunto de conhecimentos, ferramentas e técnicas que vão auxiliar os gerentes na condução de seus projetos, prevendo melhores resultados, em menor tempo, com o menor custo possível e ainda melhor qualidade”, explica o formador, Paulo Rocha Neto, analista judiciário, mestre em Engenharia Informática e especialista em Governança e Gerenciamento de TI.

Dentre os assuntos abordados estão conceitos, ferramentas e técnicas para o gerenciamento do escopo, cronograma, custos e riscos do projeto; além de métodos como a matriz BASICO, Project Charter e Estrutura Analítica do Projeto (EAP).

PRÊMIO DE QUALIDADE

O juiz Márcio Brandão, coordenador de Gestão Estratégica e Modernização do TJMA, acompanha as aulas e destaca que o Tribunal pretende atingir a maturidade em ser uma organização gerenciada por projetos e que a capacitação é essencial para que os servidores tenham embasamento teórico e prático na avaliação de cada etapa, garantindo acertos e fazendo ajustes quando necessário.

“As unidades envolvidas são aquelas que tiveram projetos estratégicos definidos pela Resolução nº 44/2021, dos quais 18 são coordenados pela consultoria Falconi, para adequação aos critérios do prêmio de qualidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os outros 25 são de setores cujos projetos já seguem as diretrizes voltadas para o alcance dessas metas”, acrescentou.

ESCRITÓRIO DE PROJETOS ESTRATÉGICOS
Criado pela Resolução nº 17/2022, o Escritório de Projetos  Estratégicos (EGP-TJMA) integra a estrutura da AGEM, com a função de viabilizar os projetos estratégicos da instituição, estes por sua vez indicados na Resolução 44/2021.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

(98) 3235 3231

GALERIA DE FOTOS