Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Hackathon do TJMA finaliza com 15 projetos para melhorar o acesso à Justiça

O resultado e a premiação acontecerão em live de encerramento no dia 14 de abril

11/04/2022
Danielle Limeira

Nos dias 8, 9 e 10 de abril, 15 equipes participaram do primeiro Hackathon do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), com o objetivo de resolver o desafio: “Como melhorar o acesso à Justiça do cidadão e da cidadã maranhense?”. Foram 15 projetos finalizados, sendo 13 aptos para avaliação dos jurados.

A maratona aconteceu de forma remota, com a utilização da  plataforma de Desafios e Experiências Exponenciais do Judiciário Exponencial (DEX2) [https://jedex2.com/] e plataforma de comunicação denominada Discord [https://discord.com]. O evento contou com atividades síncronas como palestras, mentorias e dinâmicas de interação entre os participantes. 

O evento é coordenado pelo Laboratório de Inovação do TJMA, Toada Lab, e organizado pela empresa de inovação Judiciário Exponencial. Acesse AQUI a Página do Evento. 

LIVES

O evento iniciou com a live de abertura apresentada pelo coordenador do Laboratório de Inovação Toada Lab, juiz Ferdinando Serejo; o ativista de inovação e CEO do Judiciário Exponencial, Ademir Piccoli; e a laboratorista do Toada Lab e jornalista do TJMA, Danielle Limeira.

No encontro on-line, os inscritos e inscritas receberam informações e dados sobre diversas áreas de atuação do Poder Judiciário do Maranhão, relacionados ao acesso à Justiça pelo cidadão e cidadã, além das orientações sobre as etapas da maratona, feita pela facilitadora Olivia Boretti.

Durante o evento, os maratonistas da inovação receberam instruções sobre etapas para execução das fases necessárias para validação do projetos, entregues até às 23h59 de domingo na plataforma Jedex.  

Na segunda live, ainda na sexta-feira (8), foi abordado o processo de ideação com o mestre em Educação e servidor público federal, cofundador do Conexão Inovação Pública RJ, Rodrigo Narcizo. 

No sábado (9), os inscritos foram instruídos sobre prototipação, com o doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e servidor do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), João Guilherme e sobre Pitch, com a mestre e doutora em Direito Tributário pela PUC-SP e fundadora da NAU D´DÊS, Sílvia Piva.

A próxima live será a de encerramento e premiação, no dia 14 de abril, às 19h, em transmissão ao vivo pelo Youtube do TJMA e Judiciário Exponencial.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS