Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA faz alusão ao Dia Mundial da Água

Campanha Consumo Consciente incentiva uso racional dos recursos hídricos

Publicado em 22 de Mar de 2022, 8h00. Atualizado em 22 de Mar de 2022, 12h38
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) - por meio do Núcleo de Gestão Socioambiental - faz alusão ao Dia Mundial da Água (22 de março), com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância do uso consciente, com o intuito de evitar o desperdício, além de preservar o recurso hídrico.

O órgão tem como uma de suas práticas sustentáveis fomentar ações voltadas para a sensibilização de servidores, servidoras, magistrados e magistradas, relacionadas a temáticas socioambientais.

Com o tema “Água se souber usar, não vai faltar”, a campanha permanente “Consumo Consciente”  – promovida pelo Núcleo Socioambiental do TJMA, presidido pelo desembargador Jorge Rachid  – reforça a relevância do uso racional da água, tendo em vista o alto índice de desperdício em todo o mundo.

O Núcleo de Gestão Socioambiental está promovendo a divulgação, neste mês, de placas de orientação, em banheiros do prédio-sede do TJMA, da Corregedoria Geral de Justiça, Centro Administrativo e Anexo V (bairro Alemanha), com o tema da campanha. A iniciativa foi feita em parceria com  a Diretoria de Engenharia, por meio da Divisão de Obras e Serviços.

CONSUMO CONSCIENTE

Lançada no dia 25 de outubro de 2021, a Campanha Consumo Consciente desenvolve trabalho de ampla divulgação e conscientização para promover a cultura do consumo consciente de Indicadores de Desempenho Sustentável, monitorados pelo Plano de Logística Sustentável (PLS). 

O projeto, com anuência do presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo e participação do corregedor-geral de Justiça, desembargador Paulo Velten, é integrada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), que constituem a Agenda 2030 das Nações Unidas. 

A campanha Consumo Consciente está de acordo com a Meta 20 de Gestão da Presidência do TJMA que visa "fortalecer a política de sustentabilidade com ações visando aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda 2030".

O Plano de Logística Sustentável (PLS) do TJMA é uma das formas de acompanhamento das metas e indicadores para o uso eficiente da água. 

Confira o vídeo da Campanha Consumo Consciente:

 

USO RACIONAL

O Núcleo de Gestão Socioambiental do TJMA realiza acompanhamento mensal do consumo de água das unidades judiciais e administrativas por valor e volume, com o objetivo de nortear medidas voltadas para o uso racional do consumo da água, no âmbito do Poder Judiciário maranhense.  A medida é promovida em parceria com a Diretoria Financeira, por meio da Divisão de Análise e Fatura.

DESPERDÍCIO

O Brasil desperdiça 39,2% de toda a água potável que é captada, quantidade suficiente para abastecer mais de 63 milhões de brasileiros e brasileiras em um ano. As informações são de um estudo feito pelo Instituto Trata Brasil, a partir de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2019.

O país desperdiçou, em 2019, o total de 6,9 bilhões de m³ de água potável, o equivalente a 7.500 piscinas olímpicas por dia e R$ 12,3 bilhões de prejuízo econômico.

O Brasil tem registrado piora em relação à perda de água nos últimos anos. De 2015 para 2019, houve um aumento de 2,5 pontos percentuais na quantidade de água potável desperdiçada.

ESTADOS E REGIÕES

As regiões que registraram as maiores perdas de água foram Norte (55,2%) e Nordeste (45,7%). Em seguida, Sul (37,5%), Sudeste (36,1%) e Centro-Oeste (34,4%).

Em um ranking que compara o desperdício registrado em dez países da América Latina, o Brasil ocupa a 5ª posição, com índice de 40% quando se utiliza a métrica para comparar os países. A Colômbia foi o país com pior avaliação, com 46%, e o Chile o melhor, com 31%.
 
 

Agência TJMA de Notícias
(com informações do Portal GloboNews e do Instituto Trata Brasil)
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4370

GALERIA DE FOTOS