Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário encerra campanha "Destralhe" com mais de 800 itens devolvidos

A campanha ocorreu em consonância com o "Dia Mundial da Limpeza", movimento cívico internacional

30/09/2021
Glaucilene Oliveira

Ambientes de trabalho mais organizados, menos materiais ocupando espaços físicos e virtuais: esse foi o resultado da campanha “Destralhe”, que contabilizou a devolução de 852 bens permanentes, de consumo e de informática, que não tinham mais utilidade ou valor. A campanha, uma idealização do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão, mobilizou todos que compõem o Judiciário Maranhense, entre os dias 1º de agosto e 24 de setembro de 2021.

Com o apoio da Coordenadoria de Administração Material e Patrimônio, Coordenadoria de Apoio Administrativo e Coordenadoria de Manutenção e de Equipamentos, a iniciativa foi adotada pelos fóruns das comarcas de São Luís, Amarante do Maranhão, Colinas Itapecuru-Mirim, São José de Ribamar, Santa Rita, Santa Inês, Monção, Pinheiro, Pastos Bons, Pindaré Mirim, Timon, Corregedoria Geral de Justiça, bem como setores judiciais e administrativos da sede do TJMA.

 

Os principais itens “destralhados”, dentre materiais permanentes e materiais de consumo, pelos órgãos e setores, foram computadores, monitores, pastas com grampos, pasta de arquivos, entre outros. Somente de itens permanentes, foram devolvidos e baixados 179. Materiais de consumo somam 613, enquanto os itens de Tecnologia da Informação (TI), a exemplo de computadores, estabilizadores, impressoras, monitores, nobreaks, scanners, switches, totalizam 60.

O desembargador Jorge Rachid, presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça, ressaltou que a adesão à campanha é uma forma de proteger o meio ambiente, melhorar a qualidade de vida no trabalho e ajudar projetos sociais e elogiou a participação dos servidores e magistrados: "Quero agradecer a todos pelo empenho. Esse comprometimento é essencial não só para cumprirmos as determinações do Conselho Nacional de Justiça, mas para o bem do nosso planeta e foi por isso que nos unimos a um esforço global, que foi o Clean Up Day. É uma causa que une e beneficia a todos", destacou.

Os bens e materiais devolvidos poderão ser redistribuídos nos setores do TJMA ou destinados a doação. Aos bens e materiais inservíveis será dado o descarte ambientalmente correto, o que reafirma o compromisso do Poder Judiciário Maranhense com o gasto público racional, a qualidade de vida no trabalho e o meio ambiente.

ADESÃO

A campanha realizou, ainda, com apoio da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam) a live "mindfullness: o que significa limpar a mente", com o instrutor de mindfulness Victor Tapias.

Já a Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão produziu um panfleto eletrônico com orientação sobre os quatro passos a serem seguidos pelos servidores e servidoras na destinação de bens apreendidos e custodiados, como veículos e eletrônicos. Apontando a câmera do celular no QR Code, é exibido um vídeo em que o assessor jurídico Pedro Viana orienta sobre o descarte de materiais.

Comunicação Social
Poder Judiciário do Maranhão

GALERIA DE FOTOS