Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário encerra campanha "Destralhe" com mais de 800 itens devolvidos

A campanha ocorreu em consonância com o "Dia Mundial da Limpeza", movimento cívico internacional

Publicado em 30 de Set de 2021, 9h59. Atualizado em 30 de Set de 2021, 10h09
Por Glaucilene Oliveira

Ambientes de trabalho mais organizados, menos materiais ocupando espaços físicos e virtuais: esse foi o resultado da campanha “Destralhe”, que contabilizou a devolução de 852 bens permanentes, de consumo e de informática, que não tinham mais utilidade ou valor. A campanha, uma idealização do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão, mobilizou todos que compõem o Judiciário Maranhense, entre os dias 1º de agosto e 24 de setembro de 2021.

Com o apoio da Coordenadoria de Administração Material e Patrimônio, Coordenadoria de Apoio Administrativo e Coordenadoria de Manutenção e de Equipamentos, a iniciativa foi adotada pelos fóruns das comarcas de São Luís, Amarante do Maranhão, Colinas Itapecuru-Mirim, São José de Ribamar, Santa Rita, Santa Inês, Monção, Pinheiro, Pastos Bons, Pindaré Mirim, Timon, Corregedoria Geral de Justiça, bem como setores judiciais e administrativos da sede do TJMA.

 

Os principais itens “destralhados”, dentre materiais permanentes e materiais de consumo, pelos órgãos e setores, foram computadores, monitores, pastas com grampos, pasta de arquivos, entre outros. Somente de itens permanentes, foram devolvidos e baixados 179. Materiais de consumo somam 613, enquanto os itens de Tecnologia da Informação (TI), a exemplo de computadores, estabilizadores, impressoras, monitores, nobreaks, scanners, switches, totalizam 60.

O desembargador Jorge Rachid, presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça, ressaltou que a adesão à campanha é uma forma de proteger o meio ambiente, melhorar a qualidade de vida no trabalho e ajudar projetos sociais e elogiou a participação dos servidores e magistrados: "Quero agradecer a todos pelo empenho. Esse comprometimento é essencial não só para cumprirmos as determinações do Conselho Nacional de Justiça, mas para o bem do nosso planeta e foi por isso que nos unimos a um esforço global, que foi o Clean Up Day. É uma causa que une e beneficia a todos", destacou.

Os bens e materiais devolvidos poderão ser redistribuídos nos setores do TJMA ou destinados a doação. Aos bens e materiais inservíveis será dado o descarte ambientalmente correto, o que reafirma o compromisso do Poder Judiciário Maranhense com o gasto público racional, a qualidade de vida no trabalho e o meio ambiente.

ADESÃO

A campanha realizou, ainda, com apoio da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam) a live "mindfullness: o que significa limpar a mente", com o instrutor de mindfulness Victor Tapias.

Já a Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão produziu um panfleto eletrônico com orientação sobre os quatro passos a serem seguidos pelos servidores e servidoras na destinação de bens apreendidos e custodiados, como veículos e eletrônicos. Apontando a câmera do celular no QR Code, é exibido um vídeo em que o assessor jurídico Pedro Viana orienta sobre o descarte de materiais.

Comunicação Social
Poder Judiciário do Maranhão

GALERIA DE FOTOS