Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Painel sobre cultura e inovação encerra programação do Enastic

30/04/2021
Amanda Campos

“O papel da inovação na transformação da cultura organizacional” foi o tema abordado no painel de encerramento da programação do Encontro de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic), nesta sexta-feira (30), pelo juiz do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Ferdinando Serejo, com transmissão ao vivo pelo canal youtube/judiciarioexponencial. 

O magistrado é coordenador do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão, o ToadaLab. Também participaram do painel o defensor público estadual Ian Barbosa Nascimento (DPE-MA) e o promotor de Justiça Tibério Augusto Melo (MPMA).

Durante três dias intensos de programação, especialistas nas áreas de inovação, tecnologia e justiça de todo o país discutiram sobre os desafios tecnológicos no sistema de Justiça brasileiro para 2021. Além do palco de conteúdos, o evento também contou com um ambiente incrível de interação em 3D.

A oitava edição do Enastic foi realizada pela consultoria Judiciário Exponencial em parceria com o TJMA. No Maranhão,  o evento foi coordenado pelo Comitê de Inovação do Poder Judiciário estadual, presidido pelo juiz Raimundo Bogéa, por meio do Laboratório de Inovação ToadaLab.

PAINEL

Durante a sua apresentação, no painel de encerramento do terceiro dia do Enastic, sobre o tema “O papel da inovação na transformação da cultura organizacional”, o magistrado Ferdinando Serejo ressaltou a importância de os líderes construírem uma cultura voltada para a inovação, nas instituições. 

Em sua explanação, Ferdinando Serejo alertou sobre erros comuns cometidos na hora de inovar: ir contra a cultura da instituição, inovar por inovar e pular etapas da inovação.

Ao falar sobre a experiência de criação e instalação do Laboratório de Inovação do TJMA – que contou com apoio irrestrito do presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo - o magistrado enfatizou que o empenho da alta administração é fundamental durante o processo de inovação nas organizações.

Ferdinando Serejo destacou que, para inovar, além do apoio da alta administração, é imprescindível ter uma boa gestão de dados, respeitar a cultura da organização e, principalmente, equilibrar os fatores humano e tecnológico e a ética.

“A tecnologia mais interessante é a empatia, colocarmos no centro o cidadão, o nosso destinatário, a razão pela qual existimos. Precisamos considerar, obrigatoriamente, o caminho do usuário. Só assim, conseguiremos evoluir”, frisou.

O defensor público estadual Ian Barbosa Nascimento (DPE-MA) e o promotor de Justiça Tibério Augusto Melo (MPMA) também participaram do painel de encerramento do Enastic.

Ambos falaram sobre experiências desenvolvidas, no âmbito de suas instituições, e enfatizaram a necessidade de os líderes construírem uma cultura voltada para inovação, com o intuito de estimular as equipes a buscarem respostas para os desafios impostos pela transformação digital.

Os painelistas concluíram a apresentação, afirmando ser fundamental adaptar-se, responder e evoluir, rapidamente, inclusive em cenários de crise - a exemplo da pandemia mundial da Covid-19 - para atender e garantir os direitos dos cidadãos, de forma ágil e efetiva.

“O mais importante, hoje, é colocarmos a tecnologia a serviço do cidadão, desburocratizando o acesso aos serviços públicos e oferecendo ferramentas paupáveis à população, tendo em vista o atual cenário de exclusão digital, vivenciado por grande parte da sociedade”, frisou o defensor público Ian Nascimento.

ENCERRAMENTO

No encerramento da oitava edição do Enastic Justiça Estadual, o magistrado Ferdinando Serejo, parabenizou a consultoria Judiciário Exponencial pela organização do Enastic e agradeceu a presença e a participação do público.

“Estamos extremamente honrados por termos sediado, de forma virtual, este grande evento de inovação e tecnologia, em nosso Estado. Em nome do nosso presidente, desembargador Lourival Serejo, agradecemos a todos e a todas que participaram do Enastic Justiça Estadual”.

O diretor da Judiciário Exponencial, Ademir Piccoli, enalteceu o Tribunal de Justiça do Maranhão, pela parceria na realização do Enastic, o que segundo ele, evidencia a preocupação da alta administração do órgão em acompanhar as mudanças tecnológicas, sociais e culturais, incentivando a jornada de evolução na Justiça.

“Estamos vivenciando uma jornada de evolução em nossa sociedade, um novo momento. Há uns anos, seria impensável imaginarmos um evento desse porte, discutindo inteligência artificial, cultura organizacional, inovação, tecnologia, mudança de mindset, uso da neurociência, no âmbito da Justiça”.

Ao final do evento, o diretor de Informática Paulo Rocha Neto, compareceu virtualmente ao auditório de conferência e afirmou que "é uma grande satisfação podermos participar do Enastic, que se tornou um marco para a Justiça maranhense. É muito interessante conhecermos as experiências e as práticas de outros órgãos do sistema de Justiça. Nos sentimos honrados".

TOADA LAB 

O Laboratório de Inovação do TJMA, o ToadaLab – instalado no Fórum de São Luís (Calhau) – está em fase de conclusão, com previsão de entrega para este semestre. A unidade será utilizada exclusivamente para buscar soluções de desafios das atividades exercidas, no âmbito do Poder Judiciário, por meio da utilização de técnicas da inovação em governo. 

A iniciativa integra as ações do Comitê de Gestão da Inovação, responsável em elaborar e implementar o programa de gestão da inovação no Poder Judiciário. No dia 3 de junho de 2020, o Pleno do TJMA referendou, em sessão plenária administrativa, a Resolução GP – 312020, assinada pelo presidente da Corte, desembargador Lourival Serejo, que instituiu o órgão.

 

 

ENASTIC JUSTIÇA ESTADUAL

A Judiciário Exponencial – empresa que tem como CEO e diretor, o advogado e ativista em inovação, Ademir Piccoli – promove o Enastic Justiça Estadual desde 2014, ano do seu início como consultoria especializada em transformação digital e inovação no sistema de Justiça. O evento realiza debates sobre os desafios da transformação digital e como unir os profissionais da Justiça para a criação do futuro. 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4300

 

GALERIA DE FOTOS