Poder Judiciário/Mídias/Notícias

SOBRESTAMENTO | Sistema de gerenciamento de precedentes judiciais passa integrar plataforma digital do TJMA

Publicado em 26 de Mar de 2020, 11h13. Atualizado em 26 de Mar de 2020, 11h38

Após passar por atualizações, o sistema NUGEP – de gerenciamento de precedentes judiciais do Tribunal de Justiça do Maranhão – está disponível agora na plataforma digital Sentinela. A medida deve otimizar a identificação, monitoramento e uniformização dos processos submetidos à sistemática da Repercussão Geral, agilizando o julgamento de processos que contenham a mesma questão de direito, para decisão conjunta - Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDRs) e Incidentes de Assunção de Competência (IACs), no âmbito do TJMA.

Com as mudanças, foram adotadas novas funcionalidades nos sistemas de processos judiciais, físicos e eletrônicos, para evitar falhas no cadastro de sobrestamentos de processos por temas de Repercussão Geral (IRDs e IACs). As modificações evitam que os processos sejam cadastrados sem a nomenclatura do respectivo tema e necessitem de complementação posterior, gerando retrabalho.

Para facilitar a utilização do sistema por parte dos gestores das unidades judiciais, o Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (NUGEP-TJMA) lançou o Manual de Procedimentos para o Cadastro de Processos Sobrestados da Sistemática da Repercussão Geral e Recursos Repetitivos, disponível também no site do Núcleo. Novas dúvidas podem ser enviadas para secnugep@tjma.jus.br.

O desembargador Paulo Velten Pereira, membro da Seção Cível e presidente do NUGEP-TJMA explica que a uniformização de procedimentos é essencial para dar celeridade à prestação jurisdicional e melhorar a gestão dos Tribunais. “Contamos com a colaboração de todos os magistrados para atualização constante do sistema, pois só assim teremos o quantitativo exato dos processos suspensos, por teses, no Estado. A otimizarmos dessa ferramenta tornará possível o retorno dos temas para os juízes com a identificação dos processos aptos para julgamento após a fixação das teses pelo TJMA e Cortes Superiores”, enfatiza.

VEJA A LISTA DE IRDR’s JÁ ADMITIDOS PELO TJMA

 

Comunicação Social do TJMA
(asscom@tjma,jus.br)

 

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS