Durante a abertura da Sessão Plenária Administrativa, desta quarta-feira (20), o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Joaquim Figueiredo, convidou a coach Lia Pinheiro Hortêncio Silva para dar uma prévia da palestra “O Poder da Autorresponsabilidade”, que será ministrada, nesta sexta-feira (22), das 9h às 19h, no auditório Madalena Serejo, no Fórum de São Luís.
A coach explicou que o senso de autorresponsabilidade é a chave de todas as mudanças. "Ela nutre a certeza de que somos únicos responsáveis pelas nossas vidas, nossos resultados, e isso influencia no dia a dia de trabalho, pois é através do nosso comportamento, das nossas ações, pensamentos, condutas, da forma como lidamos com as pessoas, com nossas tarefas, subordinados, superiores e pares, que vão fazer a diferença nos nossos resultados”.
O desembargador Joaquim Figueiredo agradeceu a presença da profissional, desejando êxito no desempenho do curso e continuidade com a parceria. “Incentivamos os magistrados e servidores para que participem do treinamento, que fornecerá ferramentas importantes para o desenvolvimento da inteligência emocional, capaz de propiciar a melhoria dos nossos resultados para uma melhor prestação jurisdicional”, frisou.
Lia Silva esclareceu que ter inteligência emocional é cuidar das competências emocionais pessoais e sociais. “Como nos vemos, como nos amamos, como estão os nossos pensamentos e sentimentos, como nos vemos como ser humano e nos relacionamos com o próximo. A junção dessas duas competências é que faz a inteligência emocional e permite que tenhamos excelentes resultados”, afirmou.
Com duração de 10 horas, o Workshop O Poder da Autorresponsabilidade, oferece 200 vagas, com direito a certificação pela Escola Superior da Magistratura (ESMAM), que organiza o evento em parceria com a Diretoria de Recursos Humanos do TJMA e a FEBRACIS.
Baseado no livro homônimo, de autoria do coaching Paulo Vieira, no workshop os participantes terão a um manual com a metodologia das seis leis para a conquista da autorresponsabilidade, que consiste, segundo o autor, no gerenciamento do comando da própria vida: calar-se, em vez de criticar; dar sugestão, em vez de reclamar; buscar a solução, em vez de buscar culpados; fazer-se de vencedor, em vez de vitimizar-se; aprender com os erros, em vez de justificá-los e julgar as atitudes, e não as pessoas.
A FORMADORA
Lia Pinheiro Hortêncio Silva possui certificado de autorização do coaching Paulo Vieira, concedido pela empesa FEBRACIS Coaching Integral Sistêmico, para desenvolver treinamentos baseados no livro “O Poder da Autorresponsabilidade”.
Danielle Limeira
Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4370