Poder Judiciário/Mídias/Notícias

PALESTRA | Servidores e magistrados ouvem dicas e orientações para as finanças pessoais

Nível de endividamento no Brasil em 2017 atinge 55,6%% da população de acordo com pesquisa da CNC.

17/08/2017

Mais da metade da população brasileira está endividada, e o cartão de crédito foi apontado como o principal tipo de dívida, seguido dos carnês (17,1%) e dos financiamentos de carro (14,3%). Os dados foram apresentados durante a palestra "Educação Financeira: construindo a minha qualidade de vida", proferida pelo administrador e especialista em gestão de empresas, Antônio Messias Santos Oliveira.

O evento, promovido pela Diretoria de Recursos Humanos e a Coordenadoria de Acompanhamento e Desenvolvimento na Carreira do Tribunal de Justiça do Maranhão, ocorreu nesta quinta-feira (17), no auditório do Fórum Des. Sarney Costa, em São Luís. O palestrante apresentou dados sobre endividamento do brasileiro, comparando com outros países e deu orientações do que as pessoas devem fazer para se livrar das dívidas e ter uma melhor qualidade de vida.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), em 2017 a parcela de brasileiros endividados chega a 55,6% da população, sendo 22,7% de pessoas com dívidas ou contas atrasadas. “O consumidor tem que ficar alerta, tomar conta do seu orçamento familiar e não cair nas tentações das propagandas”, orientou.

A palestra, que dá continuidade ao Projeto "Encontro com o RH", desenvolvido pelo TJMA, foi realizada em parceria com a cooperativa de crédito de servidores públicos COOMAMP-Sicred. Voltada para servidores, magistrados e o público externo, o evento procurou mostrar a importância da educação financeira, conscientizar sobre a necessidade de ter uma visão saudável sobre dinheiro e como isso pode proporcionar bem-estar e qualidade de vida às pessoas.

Antônio Messias Santos falou dos benefícios de uma vida financeira planejada, organizada e controlada e abordou sobre os princípios básicos que devem ser adotados para isso (ganhar melhor, gastar melhor, poupar e investir melhor). “Comportamento financeiro é a chave de tudo”, acrescentou.

Ao final, o administrador orientou os participantes sobre como organizar a vida financeira de cada família ou pessoa, individualmente. Também ressaltou sobre a importância do cooperativismo de crédito como investimento e as vantagens oferecidas nessa área. “Nos países desenvolvidos o cooperativismo é mais forte”, afirmou. Segundo ele, no mundo há 223 milhões de pessoas cooperativadas e 60,5 milhões de cooperativas em funcionamento em 109 países. No Brasil, que ocupa a sexta posição nesse ranking, há 8,9 milhões de associados (4,5% da população) em 1.097 cooperativas, ficando atrás, por exemplo, da Irlanda (77% da população associada), Estados Unidos (48,8%) e Canadá (44,15%).

Participaram da palestra a diretora de RH do Tribunal, Mariana Clementino Brandão; o coordenador de Acompanhamento e Desenvolvimento na Carreira, Rodrigo Valente; o presidente da COOMAMP, promotor de Justiça João Leonardo Pires Leal; e os representantes da central Norte/Nordeste do Sicred, Francisco Antônio de Araújo, José Carlos da Silva e Ricardo Zacarias Passos, além de servidores e magistrados.

 

Valquíria Santana

Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa

Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS