Poder Judiciário/saude

Ataque de Pânico - 19/08/2025

19/08/2025

 

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar em ataque de pânico. Mas você já se perguntou o que é? Ataque de pânico, segundo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos de Saúde Mental (DSM), é um episódio ou evento súbito de medo intenso que atinge o pico em minutos e se manifesta também com sintomas físicos e psicológicos desencadeados através de memórias de experiências traumáticas anteriores como acidentes, assaltos, abusos ou perda de familiares.

 

Os sintomas incluem um aumento na frequência cardíaca e respiratória, sudorese, falta de ar, dormência ou formigamento, tontura e sensação de desmaio associado a medo intenso, ansiedade, medo de morrer e medo de ataques futuros.

 

O transtorno do pânico, por sua vez, é o adoecimento caracterizado por um conjunto de ataques recorrentes que podem ocorrer em qualquer lugar, acompanhado de preocupação constante com a possibilidade haver novos ataques, podendo ter impacto significativo na vida da pessoa. É uma doença séria, mas que tem tratamento. Este pode ser realizado com medicamentos e psicoterapia.

 

Por essa razão, se sintomas semelhantes forem identificados, não exite em solicitar ajuda. Inicie acompanhamento profissional.

 

Nesses casos, a adoção de um estilo de vida saudável é fundamental nesses casos e envolve o gerenciamento do estresse, realização de atividades físicas regulares, redução do uso de substâncias como o álcool e cafeína, busca por apoio, conversando com amigos e familiares sobre preocupações e dificuldades, conhecimento dos gatilhos que podem desencadear ataque com o fim de evitar ou preparar-se para enfrentá-los, procurar terapias comportamentais, iniciar ou continuar acompanhamento com profissionais da saúde para implementação de terapia medicamentosa, se necessário e tentar manter a mente no presente para reduzir a ansiedade.

 

No momento de um ataque de pânico, procure respirar lenta e profundamente, inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca, reconheça que está tendo um ataque de pânico e que ele vai passar, tente relaxar os músculos progressivamente e descreva o ambiente ao seu redor observando os detalhes e cores, a fim de trazer a sua mente para o presente, reduzindo a ansiedade, tente pedir ajuda para alguém e, se os ataques forem frequentes, tente pedir ajuda a um médico ou psicólogo.