É um adoecimento do grupo dos transtornos que acometem a mente e emoções caracterizadas por preocupação excessiva de forma crônica, persistente e irreais que duram pelo menos 6 meses e prejudica as atividades de vida diária, resultando em queda da qualidade de vida.
A preocupação é de forma geral sobre diversos tipos de assuntos. Dá-se de forma desproporcional à causa e se manifesta de forma persistente com sintomas de fadiga, inquietação e ansiedade, tensão muscular, problemas de sono, irritabilidade e dificuldade em controlar o pensamento e os sentimentos de preocupação.
Para se caracterizar como transtorno de ansiedade generalizada, é preciso de ter 3 ou mais sintomas como os apresentados anteriormente. O tratamento é multidisciplinar e uma combinação do tratamento medicamentoso com a terapia psicológica.
Como orientações gerais, pode-se falar em medidas que possam ajudar a diminuir a preocupação e ansiedade tal como:
- Trazer à memória o que possa permitir esperança, alegria, ânimo e dispersando os pensamentos de preocupação e ansiedade;
- Praticar atividade física regularmente;
- Evitar o consumo de álcool e outras drogas;
- Adotar medidas que possam proporcionar relaxamento e acalmar a mente e o corpo tal como meditação e respiração profunda;
- Conversar com pessoas que possam prestar apoio familiar e/ou social;
Retirado de Revista Eletrônica Acervo Científico