Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (16), a Câmara de Vereadores de Itapecuru Mirim concedeu ao juiz Celso Serafim Júnior o título de ‘Cidadão Itapecuruense’. A entrega do título foi realizada em plenário e contou com a presença de autoridades, entre as quais o representante da promotoria de Justiça, Luís Samarone Batalha Carvalho, que também foi agraciado com o título de Cidadão Itapecuruense. O autor da proposição de entrega do título ao magistrado foi o vereador Carlos Júnior, que também é advogado.
"A concessão do título de cidadão Itapecuruense é fundamental para valorizarmos os cidadãos que contribuem para o engrandecimento de nossa terra. Concedecemos essa honraria a pessoas que tenham prestado relevantes serviços à nossa cidade, esse título representa o reconhecimento oficial da contribuição e do comprometimento do cidadão com a nossa comunidade. Diante do exposto, foi justíssima à concessão dessa honraria ao juiz Celso Serafim, que vem desempenhando com maestria a atividade jurisdicional em nosso município, trabalhando diuturnamente, inclusive fazendo audiências aos sábados", ressaltou o vereador, autor da proposição.
O juiz Celso Serafim é titular da 3ª Vara da Comarca de Itapecuru Mirim desde março de 2022, e atualmente é membro titular da Turma Recursal de Chapadinha desde novembro de 2022. Celso Serafim demonstrou-se emocionado com a homenagem concedida pelo parlamento municipal: “Recebi esta homenagem com muita honra. É gratificante ser reconhecido pelo trabalho e dedicação que nos permitiu ser reconhecido como um conterrâneo dos itapecuruenses. O título é um incentivo a perpetuação no cumprimento de meus deveres”.
TRAJETÓRIA
O juiz passou pela Comarca de Icatu, de novembro de 2019 a março de 2022, foi titular da Comarca de Matinha, de abril de 2015 a novembro de 2019, titular da Comarca de São Pedro da Água Branca, de janeiro de 2012 a abril de 2013, titular da Comarca de Cururupu, de abril de 2013 a abril de 2015. Exerceu, também, a função de Juiz Eleitoral da 31ª Zona Eleitoral do Maranhão de novembro de 2019 a março de 2022, bem como foi Juiz Eleitoral da 86ª Zona Eleitoral do Maranhão de abril de 2015 a novembro de 2019. Serafim Júnior exerceu titularidade na Turma Recursal de Pinheiro.
Foi, por fim, foi juiz substituto de agosto de 2011 a dezembro de 2011, tendo judicado nas Comarcas de Santa Luzia, agosto e setembro de 2011 (1ª, 2ª varas, diretoria do Fórum e eleitoral), Grajaú, outubro e novembro de 2011 (1ª, 2ª varas, diretoria do Fórum e eleitoral), e Itapecuru Mirim (1ª, 2ª e 3ª varas e diretoria do Fórum), dezembro de 2011.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br