Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Corregedoria realiza 2ª Reunião de Alinhamento Estratégico de 2025

Publicado em 15 de Dez de 2025, 17h00. Atualizado em 15 de Dez de 2025, 17h48
Por Michael Mesquita

A Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão (CGJ-MA) realizou na manhã desta segunda-feira (15), de forma virtual, a 2a Reunião de Avaliação Estratégica (RAE) em 2025, com o objetivo de analisar metas, indicadores de produtividade e implementar melhorias no Judiciário maranhense. Participaram da reunião, que teve abertura feita pelo corregedor José Luiz Almeida, servidores(as), magistrados(as) e gestores. Na pauta, o avanço em projetos implementados e o aumento da produtividade, que contribuíram na conquista do Selo Diamante do Conselho Nacional de Justiça, e na redução da morosidade processual e considerável avanço em diversas áreas.

Na abertura, o corregedor-geral citou sobre as conquistas da Justiça como um todo: “Agradeço por tudo o que conquistamos durante o ano, superando as expectativas. Elas vieram pelo esforço coletivo, nos colocando no patamar dos maiores tribunais do Brasil no que condiz sobre a produtividade. Quando iniciei minha trajetória enquanto corregedor, pontuei a produtividade como carro-chefe. Se hoje temos o Selo Diamante, com certeza ele foi lapidado pelo trabalho que fizemos na CGJ. Por onde passei, os juízes destacaram o trabalho da Corregedoria”, observou, destacando e agradecendo a todos pelo empenho e dedicação. 

O juiz Ângelo Antônio Santos, coordenador do Núcleo de Apoio às Unidades Judiciais, iniciou as explanações. “Sobre o trabalho do NAUJ, podemos citar, entre muitas coisas, o incondicional apoio às unidades judiciais para o cumprimento de metas nacionais, entre as quais a de julgar os processos antigos e a de crimes contra a administração pública e improbidade administrativa (META 4), que teve aumento considerável”, pontuou.

Em seguida, Hayla Castelo Branco explanou sobre a Coordenadoria de Planejamento e Inovação da CGJ. Foram apresentados aos participantes a composição e o trabalho executado pela Coordenadoria, com destaque para a efetivação da Central de Análise de Desempenho, institucionalizada por meio do Provimento 33/2025, assim como a gestão do projeto Produtividade Extraordinária, idealizado pelo corregedor. A apresentação da Diretoria do Fórum do Calhau foi feita por Priscilla Costa. Na pauta, as melhorias que impactaram os públicos interno e externo do Fórum. Ela destacou projetos como o guarda-roupa social, o ‘Direapoia’ e, ainda, a revitalização do Fraldário do Fórum.  

O próximo setor a apresentar as ações foi a Coordenadoria das Serventias. A servidora Maíra Lopes destacou a atualização do sistema Auditus, voltado para as correições, e o Manual de Orientações, idealizado para secretários e secretárias judiciais do Maranhão. Na sequência, a Assessoria Jurídica explanou sobre os avanços e andamento das ações, como o auxílio nas correições e a atuação na produção legislativa. A apresentação foi desenvolvida pelo servidor Marcelo Alvim Frazão. Sobre o trabalho da Coordenadoria de Reclamações, as colocações ficaram a cargo de Evilene Cabral, que destacou o desenvolvimento do Painel Termojúris para o ano de 2025 e a disponibilização de conteúdos gerais sobre a formalização de reclamações e processos disciplinares no portal da CGJ.

A Divisão de Avaliação de Juízes teve os resultados apresentados por Conceição Nogueira da Cruz, que citou sobre as ações propostas no Plano de Gestão, como a geração automática da lista de antiguidade de magistrados e a implementação de melhorias no sistema Promeritus. A Coordenadoria dos Juizados teve suas ações divulgadas pelo servidor Wendeel Barroso, que citou as visitas institucionais em Juizados Especiais e Turmas Recursais e o cumprimento do calendário correicional em 2025, bem como a reorganização da estrutura dos juizados especiais da Comarca da Ilha de São Luís. 

Sobre o trabalho da Assessoria de Comunicação da CGJ, Isabella Silva destacou as ações previstas no Plano de Gestão, entre elas a adequação das comunicações institucionais ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, assegurando maior clareza e acessibilidade nas produções, de modo a atender de forma mais eficaz às demandas da sociedade.

Na sequência, Eduardo Freire, da Assessoria de Informática, ressaltou, em sua explanação, o desenvolvimento do Painel de Indicadores da CGJ, o acompanhamento do Prêmio CNJ 2025  e o cumprimento das Metas Nacionais, que estão alinhadas às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça.

Entre as demais ações desenvolvidas pelo setor, destacou-se ainda a realização de palestras sobre metas, procedimentos e sistemas judiciais.

A Coordenadoria Administrativa também explanou sobre as ações realizadas e as que estão em progresso, apresentadas por Tamer Moraes. Ele ressaltou, entre diversos pontos, o aperfeiçoamento da gestão da infraestrutura patrimonial. A Coordenadoria de Finanças e de Pessoal da CGJ, teve as atividades apresentadas por Diana Teles. Sobre o trabalho do setor, em andamento dentro desse plano de 100 dias, destaque para a efetivação de projetos, entre os quais “Bem-estar na Corregedoria”, Feirinha Orgânica, Execução de Proposta Orçamentária, e a interlocução com o RH para encaminhamento de residentes (NAUJ/CGJ/Secretaria Extraordinária) e a atuação no apoio administrativo e operacional.

A juíza Kariny Reis, coordenadora do Planejamento Estratégico, destacou a amplitude das ações desenvolvidas pelas equipes da Corregedoria Geral da Justiça. Segundo ela, o período foi marcado por crescimento coletivo, tanto profissional quanto pessoal, ressaltando a importância de cada servidor e equipe nesse processo.

“Chego à conclusão de que crescemos muito, como profissionais e como pessoas. Todos somos importantes nessa engrenagem. Agradeço a cada um, a cada equipe, e desejo que tenhamos ainda mais avanços até o final da gestão. Que, até abril, possamos entregar o máximo possível”, finalizou.
 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS