Com o intuito de promover o bem-estar e a qualidade de vida de magistrados/as e servidores/as, por meio de assistência psicossocial e psiquiátrica, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) inaugurou, nesta terça-feira (16/12), o Núcleo de Atenção Psicossocial (NUAPSI), no Casarão, na Rua Portugal, n.º 165, Centro.
O núcleo - presidido pelo desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf - será composto por dois juízes, um auxiliar da Presidência e um da Corregedoria Geral da Justiça, além de dois assistentes sociais, cinco psicólogos e três psiquiatras distribuídos em três salas de atendimento.
No próximo ano, o NUAPSI funcionará em imóvel localizado na Beira-Mar. O Casarão será sede provisória.
COMPROMISSO
Durante a solenidade, o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, ressaltou que a iniciativa reafirma o compromisso do Judiciário maranhense com a promoção da saúde de magistrados, magistradas, servidores e servidoras.

“O NUAPSI representa mais um importante investimento da Justiça na promoção da saúde de magistrados e servidores. Cuidem-se! Sabemos que não é fácil, mas é necessário e nossa equipe está à disposição. Precisamos nos cuidar até para atendermos e acolhermos a população da melhor forma possível”, pontuou.
O corregedor-geral de Justiça, desembargador José Luiz Almeida, enfatizou que o projeto evidencia a preocupação e o acolhimento do Poder Judiciário com servidores e servidoras.

“Esse núcleo chegou em boa hora para contribuir com a saúde de todos e todas na Justiça, acolhendo as pessoas atendidas. O aconchego, o abraço e o reconhecimento podem mudar a trajetória de uma pessoa”, afirmou, parafraseando Jota Quest, com trecho da música Dentro de um Abraço: “O melhor lugar do mundo é dentro de um abraço”.
O presidente do Comitê Estadual de Saúde, desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto, destacou que o Judiciário maranhense possui inúmeros projetos na área de saúde e que o NUAPSI veio para somar.

“O nosso Judiciário é de vanguarda inclusive na área de saúde, com inúmeros projetos implementados. Tenho certeza de que a equipe do NUAPSI fará um excelente trabalho sob a presidência do desembargador Rachid, que é bastante sensível a essa causa. Parabéns a todos!”, frisou.
A diretora-geral do TJMA, juíza Ticiany Maciel Gedeon Palácio, explicou que o projeto, instituído no Judiciário maranhense há 1 ano e meio, foi inspirado em núcleos existentes e visitados em Tocantins e em São Paulo.

“Visitamos núcleos de dois estados e trouxemos ideias para implementar o nosso NUAPSI, um projeto que irá oferecer atendimento psicossocial para servidores e magistrados. Afinal, temos vivido em um mundo onde a depressão tem crescido de forma exponencial e essa é uma preocupação nossa no Poder Judiciário”, disse.
A coordenadora de Saúde do TJMA, Camila Bruna, disse que o projeto representa a realização de um sonho.
“A iniciativa representa um avanço significativo na busca pela melhora de qualidade de vida e, consequentemente, por um serviço mais justo e eficiente, com foco no bem-estar dos servidores e magistrados”, frisou.
A coordenadora do NUAPSI, Célia Maciel, falou sobre a importância e o funcionamento do NUAPSI.
“O objetivo é oferecer um espaço de acolhimento e atendimento humanizado para magistrados, servidores e funcionários da justiça, com profissionais qualificados e atendimento psicológico, psiquiátrico e social. É ótimo ver que o Tribunal está investindo na saúde mental e emocional de seus servidores”, concluiu.
Magistrados, magistradas, servidores e servidoras participaram da solenidade. A juíza Maria José França Ribeiro participou do evento representando a Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA).

ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL
O Núcleo de Atenção Psicossocial (NUAPSI) tem por finalidade ofertar serviços de atenção à saúde mental, voltados a magistrados(as), servidores(as) ativos(as), comissionados(as), cedidos(as), conveniados(as), militares, residentes e estagiários(as) do Poder Judiciário.
Fundamenta-se nos princípios de acolhimento humanizado, ética profissional, sigilo, universalidade e respeito à privacidade e suas atividades são ofertadas mediante procura espontânea e desenvolvidas.
ATIVIDADES
O projeto contempla diversas atividades voltadas para magistrados/as e servidores/as, tais como:
POLÍTICA DE ATENÇÃO
O Núcleo de Atenção Psicossocial foi instituído pelo TJMA por meio da Resolução GP Nº 80/24, de acordo com a Resolução n.° 207 do CNJ, que institui a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, com vistas à promoção da saúde e prevenção de riscos inerentes ao trabalho e doenças.
AGENDAMENTO
O atendimento psicossocial do Núcleo pode ser solicitado mediante agendamento prévio, realizado pelo e-mail nuapsi@tjma.jus.br ou pelo telefone (98) 2055-4271.
MAIS INFORMAÇÕES
Outras informações podem ser obtidas diretamente com o NUAPSI, pelo telefone (98) 2055-4271.
Confira o Álbum de Fotos do repórter fotográfico Ribamar Pinheiro

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br