Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Palestra conscientiza estudantes sobre efeitos negativos das drogas em Cândido Mendes

Ação integra projeto "Semeando Vidas"

Publicado em 3 de Dez de 2025, 11h10. Atualizado em 3 de Dez de 2025, 11h43
Por Helena Barbosa

Estudantes assistiram à palestra “Construindo trajetórias saudáveis para os jovens”, ministrada no dia 2 de dezembro, no Ginásio de Esportes da Escola Professor Luís Viana, em Cândido Mendes, das 16h às 16h30min.

A palestra foi apresentada aos alunos do ensino fundamental pelo secretário judicial Jonas Reis Lima, representando a juíza titular da Comarca de Cândido Mendes, Luana Santana Tavares, na presença do diretor da escola, Antonio Veloso Pereira.

Participaram da palestra estudantes, professores e professoras da escola, palestrantes, o secretário de administração municipal, Edmilson Cunha Filho (representando o prefeito); a secretária de educação, Alzira Rodrigues; as secretárias de Assistência Social, Leila Bastos e de saúde, Ângela de Sousa Carvalho; o delegado de polícia civil, Carlos Damasceno; e o tenente Alonso, representando o 31º Batalhão de Polícia Militar; o diretor-adjunto da Unidade Prisional e Ressocialização, inspetor Ronane o diretor da Escola Militar, Sérgio Ronaldo Veloso.

MISSÃO CONSCIENTIZAR

Em sua apresentação, Jonas Lima abordou aspectos como a influência do ambiente sobre os jovens; o que as drogas prometem e o que entregam; quais os efeitos das drogas sobre os projetos pessoais; como construir uma trajetória de vida saudável, destacando a importância de estudar com propósito; praticar esportes; fazer amizades positivas e dispor de mentores confiáveis.

"Nosso objetivo com o subtema ‘Construindo trajetórias saudáveis para os jovens’ é mostrar que cada escolha feita na adolescência influencia diretamente o futuro. A mensagem central é simples: ninguém nasce pronto, nós nos construímos a partir das decisões que tomamos, das amizades que cultivamos e dos sonhos que decidimos perseguir", disse o secretário. 

A ação integra as atividades do projeto “Semeando Vidas: da Infância para a vida toda, porque droga mata”, desenvolvido pela Associação dos Funcionários da Justiça do Maranhão (Asfujema) e pelo Instituto Semeando Vidas, que tem a missão de conscientização sobre os efeitos negativos das drogas na saúde e na vida das pessoas, nas famílias e as implicações na sociedade.

O projeto reúne voluntários dispostos a conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos do uso de drogas, promover ações de prevenção, orientar e fortalecer os vínculos familiares e sociais.

Essa iniciativa conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Maranhão e da Corregedoria Geral da Justiça, por meio das magistradas e magistrados, servidoras e servidores engajados no projeto. Depois da palestra, os estudantes demonstraram interesse em conhecer os sistemas eletrônicos utilizados pelo Poder Judiciário no atendimento à demanda pelos serviços judiciários.

Secretário judicial Jonas Reis Lima, representando a juíza de Cândido Mendes, Luana Tavares, conversa com estudantes

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS