O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Núcleo de Justiça Restaurativa (Nejur), promove nesta sexta-feira (28/11), a partir de 8h30, o encerramento da IV Semana Estadual da Justiça Restaurativa, realizada de 24 a 28/11 com o tema “Justiça Restaurativa nas Instituições: diálogo, cuidado e corresponsabilidade”. A solenidade será realizada no Auditório Madalena Serejo, no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), e contará com transmissão ao vivo pelo canal do TJMA no YouTube.
O encerramento contará com a palestra “Círculos que transformam: a geometria da paz nas escolas”, ministrada pela juíza Maria Fausta Cajahyba Rocha, do Tribunal de Justiça da Bahia, com mediação da desembargadora Graça Amorim (TJMA).

O momento contará ainda com o Pitch Restaurativo, uma apresentação criativa e colaborativa de projetos desenvolvidos ao longo do ano, como “Plantando Valores na Escola”, “Educando para a Paz”, “Restaurando Vidas” e “Nova Primavera”, além de iniciativas promovidas por escolas, pelo CIJJUV, pelo Núcleo de Práticas Restaurativas de São José de Ribamar e demais parceiros. As experiências demonstram a multiplicação das práticas restaurativas em diferentes territórios e contextos institucionais do Estado.
Encerrando a cerimônia, também será realizada a 3ª edição da homenagem “Nejur Teçá”, que reconhece facilitadores e facilitadoras, instituições e lideranças que contribuíram para a disseminação da Justiça Restaurativa no Maranhão.
O evento é coordenado pelo Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (Nejur) com apoio da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam). Além das atividades presenciais, a Semana também envolverá ações descentralizadas em comarcas que possuem espaços restaurativos.
Acesse a programação completa
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023