O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher), realizou, nesta segunda-feira, 24 de novembro, mais uma edição do programa “Novos Olhares, Novos Valores”, na Unidade de Ensino Básico Governador Leonel Brizola, localizada na Vila Luizão. A Cemulher é presidida pelo desembargador Cleones Seabra.
A atividade foi organizada a convite do professor Adriano Ximenes Coelho e conduzida pela assistente social Josemary Almeida e pela analista judiciária Amanda Rolim, integrantes da equipe técnica multidisciplinar da Cemulher. A proposta consistiu em uma palestra dialogada com ampla participação de estudantes.

Durante o encontro, foram abordados temas como desigualdade de gênero, violência doméstica e familiar, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), o ciclo da violência, as medidas protetivas de urgência e os canais de denúncia disponíveis.
Ao final, a equipe distribuiu materiais informativos produzidos pela Cemulher/TJMA.

FORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO
A iniciativa integra o programa “Novos Olhares, Novos Valores”, que estimula reflexões sobre cultura machista, masculinidades, empoderamento feminino e valores sociais.
A proposta é fomentar debates nas escolas, promovendo a sensibilização de jovens e adolescentes para a prevenção de relações abusivas e da violência contra as mulheres.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026