A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) realizou, por videoconferência, escuta pública com a participação de magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). O encontro teve como objetivo definir os cursos e eventos que irão compor o calendário de 2026, reafirmando o compromisso da Escola com uma gestão participativa e colaborativa da formação continuada.
Realizada na quarta-feira (5/11), em dois turnos — das 15h às 16h para magistrados(as) e das 16h às 17h para servidores(as) —, a escuta pública consolidou a metodologia de planejamento participativo adotada pela ESMAM.
O vice-diretor da Escola, desembargador José Nilo Ribeiro Filho, que participou da sala virtual, reforçou a importância do formato on-line para ampliar o alcance da iniciativa.
A tecnologia aproxima a Escola de quem está na base. Todos podem votar, opinar e se sentir parte da construção desse processo, que é coletivo e necessário, ressaltou.
PROCESSO PARTICIPATIVO
O secretário-geral da ESMAM, Carlos Belo, explicou o funcionamento da consulta, que teve grande adesão. Foram recebidas 342 propostas de cursos enviadas por servidores(as) e 97 por magistrados(as). As sugestões foram sistematizadas e organizadas, resultando em 202 opções para votação pelos servidores(as) e 43 pelos magistrados(as).
Cada participante pôde selecionar dez cursos de formação e cinco cursos ou eventos complementares, por meio de plataforma on-line.
Os cursos mais votados integrarão automaticamente o calendário de 2026, e as demais propostas poderão ser incluídas ao longo do ano, conforme as demandas das coordenações, explicou Belo.
RESULTADOS
Como resultado da escuta, foram definidos 10 cursos para magistrados(as), 10 para servidores(as) e 11 projetos e eventos formativos:
Entre os temas mais votados, destacam-se:
Inteligência Artificial Generativa no Poder Judiciário
Direito Digital e Sistema de Justiça
Seminário de Comunicação e Justiça
Inovação pública e o papel dos laboratórios de inovação
Essas escolhas integrarão o Plano Anual e Integrado de Formação do Poder Judiciário do Maranhão (FORMAR), documento que orienta as ações de capacitação e desenvolvimento profissional do TJMA.
“Estamos preparando um calendário plural, construído a muitas mãos, que reflete o compromisso da ESMAM com uma formação contínua, colaborativa e inovadora”, concluiu a desembargadora Sônia Amaral.
Também integraram a comissão de planejamento do calendário, Ana Lúcia Ramos Araújo (Coordenação Financeira), Hozana Fernandes Costa (Coordenação Pedagógica de Formação e Aperfeiçoamento), Lorena Galvão Gaioso (Divisão de Treinamento e Aperfeiçoamento), José Ribamar Mafra Soares Júnior (Supervisão de Educação a Distância) e Rayane de Sousa Lira (Divisão de Projetos e Desenvolvimento Institucional).
PREMIAÇÃO
Encerrando o evento, a ESMAM promoveu o sorteio de uma passagem aérea com diária para participação em evento educacional nacional. As contempladas foram a juíza Josane Araújo Farias Braga e a servidora Luciana Siqueira Pontes.
CONHEÇA OS CURSOS MAIS VOTADOS
MAGISTRATURA
PROFISSIONAIS DO JUDICIÁRIO
PÚBLICOS INTERNO E EXTERNO
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98)2055 2800