A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA), em parceria com a 4ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Termo Judiciário de São Luís, realizou, no dia 19 de agosto, ação de sensibilização do programa “Homem Consciente”, de enfrentamento à violência com colaboradores da empresa USIMIG, terceirizada da Vale.
A iniciativa integra uma série de ações alusivas à campanha “Agosto Lilás”, que visa combater as violências contra as mulheres por meio de diálogos, palestras, oficinas e rodas de conversa, destacando a importância da Lei Maria da Penha que, em 2025, completa 19 anos.
A palestra foi conduzida pela assistente social Aldira Gomes; a residente de Serviço Social Camila Dourado, ambas integrantes da equipe multidisciplinar da 4ª Vara e pela psicóloga Edla Ferreira, integrante da equipe multidisciplinar da Cemulher/TJMA.
Foram discutidas temáticas relacionadas à Lei Maria da Penha, os tipos e o ciclo da violência, os canais de denúncia e a proteção às mulheres, enfatizando a participação ativa dos homens na luta contra a problemática social. Os participantes foram estimulados a refletir sobre o seu papel, enquanto homens, no enfrentamento às violências contra as mulheres.
HOMEM CONSCIENTE
O programa “Homem Consciente”, desenvolvido pela Cemulher/TJMA desde março de 2021, tem como objetivo sensibilizar e engajar o público masculino na prevenção de atos violentos nas relações íntimas de afeto, domésticas e familiares. Nesse contexto, as reflexões promovidas pelo programa também buscam a mudança de comportamentos machistas e sexistas, que estão na raiz das violências contra as mulheres.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023