Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA recebe premiação de 1º lugar no Ranking da Transparência 2025

Tribunal atendeu a 100% dos itens do regulamento do Ranking, ao lado do TJMT, TJPA e TJPE

Publicado em 20 de Ago de 2025, 13h20. Atualizado em 21 de Ago de 2025, 9h45
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do presidente, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, recebeu o certificado do primeiro lugar, ao lado do TJMT, TJPA e TJPE, entre os 27 Tribunais estaduais no Ranking da Transparência do Poder Judiciário 2025. O certificado foi entregue nesta quarta-feira (20/8), em Brasília, durante a 2ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário.

O TJMA atendeu a 100% dos requisitos previstos no regulamento, após trabalho conjunto das equipes de diversas diretorias, coordenadorias e setores do TJMA, sob o monitoramento da Coordenadoria de Acompanhamento e Controle da Estratégia (COACE), medidas e adequações técnicas da Assessoria de Comunicação e Diretoria de Tecnologia da Informação. 

A entrega da premiação contou com a participação da juíza auxiliar da Presidência e coordenadora da COACE, Tereza Palhares Nina; do juiz auxiliar da Presidência Gladiston Nascimento Cutrim; do presidente da Associação dos Magistrados (AMMA), juiz Marco Adriano Ramos; e da assessora especial de Planejamento e Gestão Estratégica, Bianca Giordana Soares. 

três pessoas em pé, vestidos formalmente, exibem certificado

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA), representado pela desembargadora Francisca Galiza, também foi premiado com a certificação do Ranking da Transparência.

O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, expressou agradecimentos aos servidores/as e magistrados/as, destacando a transparência como um pilar fundamental da justiça, que fortalece a confiança da população nas decisões, garante o controle social sobre os atos públicos e, acima de tudo, materializa o princípio da publicidade da administração pública.

Foto de três pessoas em pé, vestidas formalmente e exibindo um certificado impresso. atrás deles, um painel ripado amadeirado

Certificado foi entregue no Conselho Nacional de Justiça (Foto: CNJ)

“Ao atingirmos a totalidade em transparência, estamos não apenas cumprindo uma exigência legal, mas elevando o padrão de governança e responsabilidade em nosso estado. Que esta conquista nos inspire a ir além, a buscar constantemente a excelência e a inovar em nossas práticas. A transparência de 100% não é um ponto final, mas sim o ponto de partida para um TJMA cada vez mais acessível, justo e próximo da sociedade”, destacou.

Para a juíza auxiliar da Presidência, Tereza Palhares Nina, coordenadora de Acompanhamento e Controle da Estratégia (COACE), o alcance de 100% no Ranking da Transparência do CNJ é um resultado que reflete o comprometimento coletivo de todas as unidades do Tribunal de Justiça do Maranhão. 

O monitoramento realizado pela COACE é parte de um esforço institucional mais amplo, que depende diretamente da atuação colaborativa, responsável e técnica de servidores e gestores em todas as áreas. Esse resultado demonstra que, quando trabalhamos em rede, com foco na integridade e na prestação de contas à sociedade, conseguimos alcançar níveis de excelência na administração pública”, avaliou.

RANKING DA TRANSPARÊNCIA 2025

O Ranking da Transparência é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que incentiva os órgãos do Judiciário a apresentarem suas informações de maneira mais clara, acessível e padronizada, facilitando o controle social e a transparência pública.

Na 8ª edição do Ranking, foram avaliados 91 tribunais e três conselhos, com base em um questionário composto por 87 itens de critérios de avaliação. Ao todo, foram concedidos 19 prêmios por segmento de Justiça. 

No segmento Justiça Estadual, o TJMA dividiu o primeiro lugar com os Tribunais de Justiça do Mato Grosso (TJMT), Pará (TJPA) e Pernambuco (TJPE), todos reconhecidos pelo cumprimento integral dos critérios de transparência estabelecidos pelo CNJ.

A avaliação é baseada em 87 questões, distribuídas em dez temas, como a publicação do Planejamento Estratégico Institucional; do calendário das sessões colegiadas; de dados estatísticos; de informações sobre passagens e diárias; e da remuneração de membros e servidores, além da estrutura do Serviço de Informações ao Cidadão. Também são analisadas a acessibilidade dos portais, incluindo o uso de intérprete de Libras e a adequação para pessoas com deficiência. 

Os órgãos devem organizar adequadamente os itens componentes do Ranking da Transparência, em local específico de seus respectivos portais na internet, denominado “Transparência”, e separados nos dez temas. 

O TJMA disponibiliza o Portal da Transparência, com link disponível na página principal do Portal do Poder Judiciário, apresentando tanto os itens exigidos no Ranking da Transparência quanto outras informações de interesse público.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS