O corregedor do foro extrajudicial do Piauí e presidente do Fórum Fundiário Nacional, desembargador Hilo de Almeida Sousa, realizou visita institucional na sede da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX). O magistrado foi recepcionado no início da tarde desta segunda-feira (21/7) pelo corregedor-geral do foro extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, que apresentou o órgão, falou do trabalho realizado e dos avanços já alcançados em sua gestão.
Os desembargadores conversaram sobre a importância de o Poder Judiciário estadual ter órgão dedicado a cuidar exclusivamente da atividade cartorária, diante dos desafios e do aumento da demanda pelos serviços. Na ótica dos magistrados, é um caminho que, em breve, deverá ser adotado por todos os tribunais de justiça, diante da complexidade que envolve os registros públicos.
Durante a vista, o desembargador Hilo Almeida (chapéu) esteve acompanhado do juiz auxiliar Ítalo Castro
Hilo Almeida lembrou do processo de implantação da Corregedoria Extrajudicial no Estado do Piauí e enfatizou como o trabalho realizado nos últimos anos tem sido importante para a garantia de acesso a políticas públicas e direitos essenciais. “Houve dificuldades, mas avançamos, especialmente na agenda da regularização fundiária, que teve uma redução drástica dos conflitos de terra. Maranhão e Piauí estão na vanguarda pelas ações desenvolvidas, o que, também, se deve às parcerias com outros órgãos e entidades”, disse.
Durante o encontro, o desembargador José Jorge ressaltou que, assim como na área da regularização fundiária, as corregedorias têm atuado de forma resolutiva para aprimorar a atuação do extrajudicial. Ele citou, por exemplo, a qualificação da equipe de inspeções, que conta com especialistas em cada área de atribuição cartorária, possibilitando um olhar mais atento ao processo de fiscalização e a orientação adequada quanto à realização dos procedimentos.
Além do foco na melhoria dos serviços, o corregedor maranhense ainda citou as iniciativas voltadas para a promoção da cidadania, a exemplo dos projetos Registro Cidadão e Município SubZero, além do expressivo resultado alcançado pelo Maranhão na Semana Registre-se!. Realizada no último mês de maio, sob a coordenação estadual da COGEX, a mobilização atendeu mais de 23 mil pessoas e resultou no alcance da segunda posição nacional em número de certidões solicitadas e emitidas.
O desembargador Hilo Almeida disse acompanhar os trabalhos realizados no Maranhão e finalizou elogiando a atual gestão da Corregedoria Extrajudicial, reconhecendo que as ações atualmente implantadas refletem diretamente no acesso a direitos e no exercício da cidadania. “O maior legado a ser deixado pelo gestor público deve se refletir no impacto positivo na vida das pessoas. É uma satisfação chegar ao Maranhão e ver a preocupação da Presidência e da Corregedoria Extrajudicial nesse sentido, pensando na população”, concluiu.
Participaram do encontro a juíza auxiliar da COGEX e supervisora do Núcleo de Registro Civil, Laysa Paz Mendes; e o juiz auxiliar da Corregedoria piauiense Ítalo Castro.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315