Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Encontros Regionais encerra com diálogo sobre segurança e curso de defesa pessoal

O momento foi marcado pelo debate sobre proteção às vítimas de violência, saúde e bem-estar de servidores, servidoras, magistrados e magistradas

Publicado em 21 de Jul de 2025, 12h00. Atualizado em 21 de Jul de 2025, 12h46
Por Letícia Araújo

Com foco nos protocolos de segurança para o enfrentamento à violência doméstica, servidores e servidoras do polo de Balsas fortaleceram o diálogo em torno do cuidado com a saúde, bem-estar e segurança do público interno durante o encerramento da 7ª edição dos Encontros Regionais. Na sexta-feira (18/7), o  Poder Judiciário reforçou o compromisso em aproximar a mesa diretora das unidades, com debate sobre proteção às vítimas e curso de defesa pessoal.

Em palestra ministrada pela sargento Samara, e pelo major Marden, da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar (DSIGM/TJMA), foram abordados os protocolos de segurança para o enfrentamento à violência doméstica contra magistradas, servidoras, colaboradoras das empresas terceirizadas e estagiárias do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Além de exposição sobre a atuação da Diretoria, na proteção às mulheres no âmbito institucional, foram apresentados os métodos de padronização do atendimento e o planejamento de medidas de segurança para evitar ocorrências de violência doméstica no âmbito do Poder Judiciário.

A Diretoria realiza um trabalho de proteção às vítimas, com o intuito de garantir a integridade física com procedimentos de segurança adequados para o enfrentamento da violência doméstica, com atenção ao sigilo e confidencialidade no acompanhamento das ocorrências.

A imagem mostra uma sala de aula ou auditório com um grupo de pessoas sentadas em cadeiras azuis, olhando para a direita, onde um homem de pele morena clara, camisa polo escura, calças claras e sapatos escuros está em pé. Ele segura um microfone com a mão esquerda e gesticula com a direita. As janelas da sala têm persianas verticais marrons e há um aparelho de ar condicionado na parede superior. No fundo, à esquerda, uma mulher de blusa preta com a palavra "AMREE" estampada na frente pode ser vista.

Durante o momento de diálogo, a palestrante também compartilhou o funcionamento do fluxo de encaminhamento das denúncias e da capacitação da equipe responsável pelo atendimento em ações preventivas e em casos de risco. Ela também orientou sobre os canais adequados para a denúncia.

DEFESA PESSOAL

Após a abordagem teórica, as equipes do Polo de Balsas participaram do curso de "Defesa Pessoal". Os/as participantes receberam instruções práticas para reagir em situações de risco em ambientes frequentados no cotidiano. O curso foi ministrado pela professora de Defesa Pessoal e faixa preta em Krav Magá e Karatê, Graça Pedroza.

A servidora da Secretaria Judicial Única Digital das Varas Cíveis (Sejud) da comarca de Balsas, Roseane Alves, demonstrou satisfação em participar do evento que, segundo ela, promoveu uma maior integração entre as equipes.

“Essa semana foi recheada de muito aprendizado, integração e confraternização. Tivemos a presença da equipe do Tribunal de Justiça para a realização de vários cursos que vão nos ajudar muito a melhorar nossos serviços e encerramos da melhor forma, com o curso de defesa pessoal que nos auxilia a nos defender e nos proteger no dia a dia. Nossos sinceros agradecimentos ao TJ do Maranhão por esse olhar carinhoso com seus servidores e servidoras”, declarou.

A foto captura um grupo de pessoas em uma sala com chão de tatame preto, praticando movimentos de soco. A pessoa em primeiro plano, no centro, é uma mulher de pele negra, cabelos escuros presos, óculos e uma blusa rosa vibrante, calças pretas e tênis brancos. Ela está com os braços estendidos à frente, fazendo um movimento de soco. Várias outras pessoas, tanto homens quanto mulheres, estão atrás dela, executando movimentos semelhantes. Ao fundo, janelas com grades e uma parede branca podem ser vistas.

Roseane (em primeiro plano, de blusa rosa) durante prática do curso de defesa pessoal

O secretário judicial da 4ª Vara da comarca de Balsas, João Paulo, também avaliou a semana do sétimo Encontro Regional como um momento de capacitação e aprendizado.

“O sétimo Encontro Regional foi um momento de proximidade, troca de experiências e diálogo aberto com a Mesa Diretora. Tivemos vários cursos, treinamentos e oficinas voltadas ao aprimoramento do nosso trabalho. Foi uma semana bem produtiva, bem aproveitada e de integração, com a participação de todos os servidores, servidoras, juízes e juízas do polo de Balsas, fortalecendo o diálogo sobre o enfrentamento à violência doméstica e participando do curso de defesa pessoal”, afirmou.

SAÚDE E BEM-ESTAR

Durante a programação do evento, a coordenadoria de Saúde do TJMA também promoveu atendimentos médicos e psicológicos por videoconferência com os profissionais do quadro.

A imagem mostra um homem de pele negra, cabelo curto e escuro, usando óculos de grau, sentado em uma cadeira de escritório preta em frente a uma mesa de madeira clara. Ele veste uma camisa polo azul escura com um logotipo claro no lado direito do peito, que parece ser "TJMA", e um crachá de identificação pendurado no pescoço. Seus braços estão apoiados na mesa, com a mão esquerda no mouse e a mão direita sobre o teclado. À frente dele, há dois monitores de computador pretos, um teclado e um mouse. Na mesa, também são visíveis um alto-falante, um controle remoto branco e um celular preto. A parede ao fundo é de cor bege claro, e no lado direito da imagem, uma parte de um armário de madeira escura é visível.

A iniciativa reforça os pilares da qualidade de vida no trabalho que são implementados pelo TJMA como o amparo à saúde física e mental para a construção de um ambiente de trabalho positivo.

A secretária judicial da Vara Única de Carolina, Marleia de Araújo Ribeiro, frisou que todo o aprendizado adquirido durante a semana será aplicado na rotina de trabalho.”Esse encontro foi sensacional, aprendi muito. Os cursos e treinamentos vão servir para serem aplicados na minha comarca”, disse.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS