Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Cemulher promove diálogo com profissionais da UPA de Paço do Lumiar

Ação integra o programa Maria da Penha no Cotidiano e reforça a importância da prevenção e do enfrentamento à violência doméstica no ambiente de trabalho

Publicado em 17 de Jul de 2025, 14h00. Atualizado em 4 de Ago de 2025, 9h51
Por Ascom/TJMA

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA), presidida pelo desembargador Cleones Carvalho Cunha, realizou, no dia 15 de julho, uma roda de diálogo com profissionais da área clínica e administrativa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paço do Lumiar.

A atividade integrou o programa “Maria da Penha no Cotidiano”, desenvolvido pela Cemulher/TJMA, e foi conduzida pela psicóloga Ericka Nascimento e pela analista judiciária Amanda Rolim, integrantes da equipe técnica multidisciplinar da coordenadoria.

Durante o encontro, foram abordados temas como desigualdade de gênero, violência doméstica e familiar, os dispositivos da Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), os tipos de violência, o ciclo da violência, as medidas protetivas de urgência, os canais de denúncia e os serviços disponíveis para acolhimento e proteção das mulheres.

A ação foi realizada a convite de Priscila Castro, consultora de administração de benefícios da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), parceira da Cemulher no programa “Valoriza Mulher”. A iniciativa busca mobilizar empresas e instituições a adotarem práticas voltadas à igualdade de gênero e ao enfrentamento da violência contra as mulheres, certificando anualmente as entidades comprometidas com essa causa.

Ao final da atividade, foram distribuídos exemplares da cartilha informativa da Cemulher/TJMA, com orientações e informações sobre os direitos das mulheres e os caminhos para a denúncia e proteção.

PROGRAMA MARIA DA PENHA NO COTIDIANO

Criado em 2014, o programa “Maria da Penha no Cotidiano” tem como objetivo disseminar a Lei nº 11.340/2006 em todo o Maranhão, estimulando a transformação de comportamentos e atitudes sexistas e promovendo a corresponsabilidade social na erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055 2026

 

GALERIA DE FOTOS