Entre maio e junho deste ano, servidoras da Assessoria de Governança do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) participaram de capacitação voltada ao uso do sistema Belt, integrado à plataforma Actio. A iniciativa busca fortalecer a atuação do Tribunal na identificação, avaliação e mitigação de riscos, com foco em eficiência, conformidade e transparência.
O treinamento teve como público-alvo a equipe da Assessoria de Governança, formada pelas servidoras Célia Regiane Maciel, Jeanne Santos, Joseane Chaves e Priscilla Ribeiro. A formação técnica tem como objetivo aprimorar os processos internos de controle, por meio da adoção de ferramentas voltadas à governança corporativa.
A plataforma Belt permite uma visão integrada dos riscos institucionais e contribui para a tomada de decisão estruturada, com ações voltadas a:
Segundo a assessora de Gestão de Riscos e Controle do TJMA, Joseane Chaves, a implantação da ferramenta está alinhada ao Modelo das Três Linhas, que estrutura as responsabilidades na gestão de riscos e governança.
“A plataforma nos oferece uma visão integrada dos riscos institucionais, permitindo o acompanhamento dos planos de ação e a atuação mais tempestiva frente a possíveis ameaças. O treinamento da equipe foi essencial para assegurar que a segunda linha esteja preparada para apoiar e monitorar o trabalho das unidades responsáveis pela gestão direta dos riscos”, afirmou.
O investimento na qualificação dos servidores e na adoção de tecnologias de suporte à governança reforça o compromisso do TJMA com a modernização administrativa e com a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026