O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) iniciou, na manhã desta segunda-feira (23), o sexto Encontro Regional do Judiciário, no Polo Judicial de Santa Inês. A cerimônia de abertura ocorreu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), conduzida pela juíza auxiliar da Presidência, Tereza Nina, representando o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, e pelo juiz diretor do Fórum da Comarca de Santa Inês, Samir Mohana. O ato marca o início de uma semana de atividades voltadas à qualificação técnica, incentivo à inovação, intercâmbio de experiências e fortalecimento da atuação do Judiciário nas comarcas da região.
Durante a solenidade, Tereza Nina (imagem abaixo) agradeceu a presença de magistrados/as e servidores/as e reconheceu o esforço de todos/as em deixarem suas comarcas para participarem das atividades. Ela ressaltou a proposta do presidente Froz Sobrinho, voltada à promoção de um diálogo franco com as equipes que atuam nas unidades judiciais do Estado. “Queremos escutar as demandas institucionais de vocês, melhorar as condições de trabalho e de saúde, além de proporcionar uma capacitação realmente útil”, destacou.
A juíza ressaltou que esta edição dá continuidade a uma jornada de sucesso, que já alcança o sexto Encontro Regional e ocorre após avaliações muito positivas dos participantes dos encontros anteriores. “Cada polo judicial tem suas especificidades, e é por isso que é tão importante estarmos juntos aqui, em Santa Inês, entendendo as dificuldades da região e buscando, junto com o presidente e os corregedores que também estarão presentes, soluções concretas para cada realidade", pontuou.
O diretor do Fórum da Comarca de Santa Inês frisou a importância do Encontro Regional como espaço de aprendizado e momento de integração entre magistrados/as e servidores/as. “Cada um de nós vive em suas comarcas, muitas vezes de forma isolada. Este evento proporciona a oportunidade de reencontrar colegas, compartilhar vivências, confraternizar e, sobretudo, aprender. A programação desta semana contempla cursos cuidadosamente selecionados, com temas relevantes que certamente vão agregar ao nosso trabalho no dia a dia”, avaliou o juiz Samir Mohana (imagem abaixo).
O magistrado também elogiou a atual gestão do TJMA, conduzida pelo desembargador Froz Sobrinho, reforçando o caráter participativo da administração. “Fica claro o compromisso com o diálogo e a valorização das equipes. Tudo aquilo que é proposto conta com o engajamento de todos, justamente porque nos sentimos ouvidos e envolvidos nas decisões. Desejo a todos uma excelente semana de atividades e que possamos aproveitar ao máximo essa oportunidade de crescimento”, finalizou.
Participam do encontro, equipes de juízes/as e servidores/as com atuação nas comarcas e unidades judiciárias integrantes do Polo Santa Inês: Santa Inês (sede), Bom Jardim, Buriticupu, Matinha, Monção, Olinda Nova do MA, Penalva, Pindaré-Mirim, Pio XII, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Viana, Vitória do Mearim, e Zé Doca.
COMUNICAÇÃO, LIDERANÇA E TRABALHO EM EQUIPE
Após a abertura, o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Anderson Miranda, conduziu o Workshop Comportamental com foco em comunicação, liderança e trabalho em equipe. Em sua exposição, destacou a importância da atuação do servidor público na construção de um futuro mais eficiente e humano, refletindo sobre o tema “Transformando desafios em oportunidades”. Para embasar a reflexão, recomendou obras como “O novo código da cultura” e “Gestão do Amanhã”, livros que abordam a evolução da cultura organizacional e a exigência de múltiplas competências no contexto atual.
Segundo o palestrante, o crescimento profissional e pessoal é resultado da capacidade de enfrentar o desconforto e transformar limitações em aprendizado. “Crescimento e conforto não coexistem”, afirmou. A partir dessa premissa, abordou a relevância de fomentar uma cultura organizacional saudável, desde o ambiente familiar até as estruturas institucionais, especialmente no contexto do Poder Judiciário. A exibição de um vídeo com atletas paraolímpicos foi usada como metáfora para reforçar que as limitações mais desafiadoras são mentais, e não físicas.
Equipes do Polo Judicial de Santa Inês participam de dinâmica sobre liderança durante workshop comportamental
Professor Anderson ressaltou que todo servidor, ao ingressar em uma comarca, passa a ser corresponsável pela cultura institucional daquele ambiente. “O comportamento, a forma de dialogar e a atitude moldam a realidade organizacional. O protagonismo é de todos”, pontuou. Para ilustrar, destacou as diferentes realidades das 14 comarcas que compõem o Polo de Santa Inês, cuja diversidade cultural influencia diretamente no clima organizacional.
Em sua fala, também abordou o papel da liderança como eixo estruturante na construção de equipes eficazes. Mencionando autores como Daniel Goleman, enfatizou que a inteligência emocional é fundamental para servidores/as e juízes/as, especialmente frente aos desafios de uma sociedade em constante transformação. “No setor público, o propósito maior é servir, e isso exige treino, empatia, resiliência e consciência coletiva”, completou.
O educador finalizou compartilhando uma provocação com o público: como queremos ser lembrados enquanto servidores/as e magistrados/as? Para ele, mais do que cargos ou funções, o legado está nas atitudes diárias, no esforço contínuo por excelência e na capacidade de adaptação. “Não há como buscar resultados sustentáveis sem reconhecer que o solo fértil para a mudança está na cultura organizacional”, concluiu.
Clique e acesse o álbum de imagens do fotógrafo Ribamar Pinheiro/TJMA
Clique e confira a programação completa dos Encontros Regionais Polo Judicial Santa Inês
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055--2023