A Vara Única da Comarca de Carutapera participou, no dia 24 de maio, do encerramento do “Projeto Reentrâncias”, com a coleta colaborativa de lixo, na Praia de São Pedro, zona praiana de Carutapera, cumprindo o compromisso com a preservação ambiental.
A juíza de Carutapera, Jessica Gomes Dias e a equipe da Vara, usando luvas e sacolas plásticas, colaboraram com a coleta de materiais recicláveis encontrados na praia, que serão reaproveitados em obras artísticas para conscientizar a comunidade sobre o combate à poluição no litoral.
Parte do lixo coletado será utilizado para construir duas esculturas, com o objetivo de sensibilizar as pessoas que moram na comunidade e turistas, sobre o impacto negativo do descarte irregular de lixo nas praias e reforçar a importância da preservação costeira.
ESCULTURAS DE LIXO
As esculturas, de autoria do artista visual Jordan Gatinho, reproduzem a forma de animais marinhos, utilizando estrutura de tela em malha de arame e resíduos recicláveis oceânicos e objetos plásticos encontrados na praia.
A proposta da iniciativa é “provocar reflexão sobre o impacto do lixo oceânico e convidar à responsabilidade coletiva com os ecossistemas marinhos”.
O projeto é apoiado pelo Instituto Equatorial, Instituto "Cresça de Desenvolvimento Socioambiental", Coletivo Arapiranga Tromaí, e “Casa de Pedro e a Sereia”.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br