Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Manual sobre gestão de recursos de transação penal é apresentado no 55º FONAJE

Boa Prática foi desenvolvida no 1º Juizado Especial Criminal de São Luís

Publicado em 29 de Mai de 2025, 11h10. Atualizado em 29 de Mai de 2025, 16h35
Por Helena Barbosa

O 55° Fórum Nacional dos Juizados Especiais (FONAJE), que acontece em Fortaleza (CE), no período de 28 a 30 de maio de 2025, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE),  apresentou a boa prática “Manual Prático Sobre a Gestão de Recursos das Transações Penais” - Transformando Sanções em Soluções”, do sistema de Juizados Especiais do Maranhão.

A apresentação foi feita pela juíza Andréa Perlmutter Lago, titular do 1º Juizado Criminal de São Luís e diretora do Fórum de São Luís (MA), nesta quinta-feira, 29, na modalidade de “boas práticas”, que traz ao público experiências administrativas e práticas de procedimentos e desenvolvimento de atividades judicantes considerados de interesse dos Juizados Especiais.

O Manual orienta os profissionais da Justiça sobre como gerir os recursos, como selecionar os projetos que serão beneficiados, e como acompanhar e monitorar o uso desses valores. Inclui modelos de documentos, como editais, convênios e formulários de prestação de contas, que podem ser adaptados e/ou utilizados pela unidade judicial.

FERRAMENTA DE ORIENTAÇÃO E APOIO

O texto do Manual enfatiza que a correta gestão dos recursos recebidos das transações penais é uma tarefa fundamental para o desempenho da função pública do sistema judiciário, especialmente para garantir que esses valores sejam aplicados de maneira eficiente, transparente e democrática.

“O objetivo desse trabalho é fornecer uma ferramenta de orientação e apoio que facilite a atuação dos magistrados e magistradas, enquanto gestores do processo de destinação dos recursos oriundos de transações penais, para que possam implementar nas suas unidades judiciais, um processo eficiente, transparente e com impacto social positivo”, relata a juíza.

Nos capítulos iniciais, o manual traz a  fundamentação legal que detalha as principais normas que regem o uso desses recursos, como a Resolução CNJ Nº 558/2024 e o Provimento nº 10/2012 do Tribunal de Justiça do Maranhão, fundamentais para garantir que a destinação dos recursos seja feita de maneira legal, eficiente e alinhada com os princípios democráticos de transparência, equidade e justiça social.

Assista à apresentação no 55º FONAJE.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Juíza Andréa Perlmutter Lago (de roupa rosa), do 1º Juizado Criminal de São Luís, autora da boa prática no 55º FONAJE, com juízas maranhenses participantes.                                                                                                         

COMISSÃO DO 55º FONAJE
Juízas Andreá Perlmutter Lago; Maria José França; Alessandra Arcangeli; Andréa Cysne; Lewman Moura; Dayna Tajra; Isabellla Lago; Suely Feitosa; Flávia Barçante; Maria Eunice Serra; Izabel Padilha e juízes Mário Prazeres (coordenador dos Juizados Especiais do Maranhão); Marcelo Libério; Alexandre Abreu, Alessandro Bandeira  e Carlos Mont’alverne.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS