O Polo Judicial de Pinheiro sediou, nesta quarta-feira (28/5), o terceiro dia de atividades do projeto Encontros Regionais do Tribunal de Justiça do Maranhão, reunindo magistrados/as e servidores/as das comarcas da região nos debates, trocas de experiências e alinhamento de estratégias para o Judiciário na baixada maranhense.
A primeira palestra buscou alertar as equipes sobre o Plano de Descarbonização do Tribunal de Justiça do Maranhão, ministrada pelo professor e vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão, Leonardo Soares, integrante da equipe de professores que participaram da elaboração do Plano de Descarbonização do TJMA, alinhado às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça, como a Resolução n. 594/2024, e à Agenda 2030 da ONU.
Leonardo Soares alertou sobre o agravamento das mudanças climáticas, aquecimento global e da pressão sobre os ecossistemas, frisando como objetivos do Plano de Descarbonização do TJMA a sensibilização, capacitação e engajamento do corpo funcional sobre o tema.
Abordou aspectos da Agenda 2023 e os compromissos do Brasil e do Poder Judiciário brasileiro, o programa Justiça Carbono Zero do CNJ, ações e estratégicas recomendadas para alcance das metas previstas até 2030. “Todo o mundo está discutindo a justiça climática. A crise climática é considerada pela academia e pela comunidade científica como uma dos maiores desafios do século XXI, porque a partir dessas mudanças, vários problemas e consequências vão acontecendo, como enchentes, cheias, epidemias, doenças respiratórias e desastres ambientais”, destacou.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
As ações da tecnologia da informação no âmbito do TJMA foram apresentadas pelo coordenador de Atendimento ao Usuário, Givanildo Marques, e pelo chefe da Divisão de Suporte do Sistema PJe, Diogo Mendonça.
A palestra abordou a estrutura da Diretoria, suas divisões e coordenadorias, ressaltando as principais ações, como medidas de segurança e estabilidade da rede; disponibilização de wi-fi corporativo; consolidação e gestão das credenciais de acesso e implantação da telefonia VOIP, além da renovação de equipamentos das comarcas buscando a modernização e aumento da produtividade.
METAS NACIONAIS
A palestra “Painel de Indicadores do Prêmio CNJ de Qualidade”, foi ministrada pelo oficial de Gabinete da CGJ/MA, Paulo Rocha Neto, que tratou de orientações para as unidades judiciárias sobre os indicadores e procedimentos internos de gestão processual voltados ao alcance de metas do Prêmio CNJ de Qualidade, objetivando incentivar a eficiência, fomentar melhorias contínuas na gestão e entrega de resultados judiciais e agilizar a tramitação de processos para benefício dos cidadãos e cidadãs.
DESCOMPLICANDO INDICADORES
Juízes, juízas, servidores e servidoras do polo de Pinheiro reuniram-se no turno da tarde para participar do “Café Parametrizado”, uma iniciativa da assessora de Gestão e Análise Estratégica de Dados do TJMA, Camila Tavares e pelo chefe da Divisão de Gestão de Dados e Estatística, Maycon Silva.
Com o objetivo de descomplicar as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Camila apresentou uma introdução ao uso das Tabelas Processuais Unificadas (TPU) e ao sistema DataJud, ferramentas de classificação de processos essenciais para tornar o judiciário mais eficiente e transparente.
Em seguida, por meio de dinâmicas e interações, Maycon deu início a apresentação “Dissecando metas nacionais”, esclarecendo e orientando sobre o glossário e os parâmetros utilizados pelo CNJ.
Acesse o álbum completo do fortógrafo Ribamar Pinheiro
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024