A Exposição “Acredite em Mim! Ver, Ouvir e Proteger” está aberta ao público na Galeria de Arte do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau). A iniciativa, idealizada pela 8ª Vara Criminal, integra a Campanha Maio Laranja e tem o objetivo de alertar e conscientizar a sociedade por meio de desenhos, fragmentos de falas ditas no atendimento em audiências, assim como recriar os ambientes de acolhimento e coleta de depoimento especial.
A cerimônia de abertura da exposição aconteceu na segunda-feira (26/5) e contou com a participação da desembargadora Maria Galiza, presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJMA; do juiz Rommel Cruz Viegas, titular da 8ª Vara Criminal de São Luís; do juiz Marco Adriano Ramos Fonseca, presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA); e demais autoridades.
A exposição é composta de desenhos elaborados por crianças e adolescentes, e de frases ditas por eles em audiências e quando atendidos pela equipe Interdisciplinar e Comissariado da Infância e Juventude da unidade judiciária, com absoluto respeito ao anonimato.
Para o juiz Rommel Cruz Viegas, o título da exposição reflete o apelo de quem precisa ser ouvido e validado. Ele ainda enfatiza que os desenhos, produzidos em espaço seguro e acolhidos por profissionais especializados, são uma ferramenta para expressar os sentimentos, dores e esperanças dessas crianças e adolescentes.
A exposição permanece aberta ao público até 06 de junho e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com visitas guiadas das 9h às 12h.
Confira mais imagens da exposição.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br