Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Segunda Vara da Mulher treina profissionais da saúde no atendimento às vítimas de violência doméstica

Parceiros institucionais atuam em conjunto, por meio do Projeto "Justiça em Rede"

Publicado em 26 de Mai de 2025, 11h45. Atualizado em 26 de Mai de 2025, 16h32
Por Helena Barbosa

Uma iniciativa da 2ª Vara da Mulher de São Luís, por meio do Projeto “Justiça em rede” realiza, realiza, nesta segunda-feira, 26, entre 8h e 12h, a segunda etapa do treinamento de profissionais da saúde municipal  para implantação da “Sala Lilás”, no Auditório da Casa da Mulher, em São Luís.

A ação ofereceu treinamento sobre o tema “Acolhimento e Proteção para as mulheres vítimas da violência”, com o objetivo de treinar os responsáveis técnicos pelas Atenção Primária à Saúde (APS); psicólogos da equipe multiprofissional da APS; coordenadores e técnicos da rede de saúde municipal e assistentes sociais dos serviços de urgência e emergência, que atuam de forma integrada e articulada no atendimento ao público.

JUSTIÇA EM REDE

O treinamento, iniciado em 19 de maio,  ocorre por meio do Projeto “Justiça em Rede”,  realizado pela 2ª Vara da Mulher de São Luís, em parceria com o Tribunal de Justiça, por meio da  Coordenadoria da Mulher, a Prefeitura de São Luís (Secretaria Municipal de Saúde e o governo do Estado (Casa da Mulher Brasileira).

O Projeto “Justiça em Rede”, iniciado em 2022, foi desenvolvido pela  juíza Lúcia Helena Barros Heluy, titular da 2ª Vara da Mulher e pelos servidores Wilson de Carvalho Filho, secretário judicial e Rde Sousa da Silva, auxiliar judiciário. 

Esse projeto tem o propósito de capacitar profissionais das áreas de assistência social, educação e saúde de instituições pertencentes à Rede Amiga da Mulher sobre o funcionamento das Medidas Protetivas de Urgência e outras ferramentas digitais e os direitos da mulher previstos na Lei Maria da Penha. 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

PROCESSO RELACIONADO

GALERIA DE FOTOS