Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Acordos da Conciliação Itinerante somam quase R$ 700 mil na Baixada Maranhense

Ao longo da semana, o projeto do TJMA também realizou 384 audiências com 51,5% de índice de acordos homologados

Publicado em 21 de Fev de 2025, 6h49. Atualizado em 21 de Fev de 2025, 8h50
Por Márcio Rodrigo

Balanço parcial divulgado pelo projeto Conciliação Itinerante, nesta sexta-feira (21/2), indica um total de 384 audiências realizadas durante os atendimentos em São João Batista (17/2), São Vicente Férrer (18/2), Olinda Nova (19/2), e Matinha (20/2). A iniciativa do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) alcançou 51,5% de índice de conciliação, com um total de R$ 677 mil em acordos, que além de promover a pacificação social ao encerrar disputas judiciais, impulsiona a economia das cidades atendidas.

Seu Hélio Farias e dona Gracineide Cutrim aproveitaram a passagem do ônibus por Matinha para fazer o reconhecimento da união estável que passa a garantir mais segurança jurídica à família, com os mesmos efeitos jurídicos do casamento. “Fomos deixando para depois e 27 anos se passaram. Com essa ação do Tribunal de Justiça aqui em Matinha, a nossa família está ainda mais fortalecida, muito obrigado”, disse a Gracineide.

Seu Hélio Farias e dona Gracineide Cutrim formalizaram a união estável de quase 30 anos

A Conciliação Itinerante está integrada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, em especial o ODS 16, no que se refere a Paz, Justiça e Instituições Eficazes. A iniciativa objetiva estimular sociedades pacíficas e inclusivas, garantir fácil acesso à Justiça e tornar as instituições eficientes em todos os níveis.

Além de agradecer ao Tribunal de Justiça pela presença do ônibus da conciliação em Matinha, a juíza titular da comarca, Camilla Beatriz Simm, disse que o reforço garantido por conciliadores e conciliadoras nas audiências e celebrações de acordos, contribui para a resolução definitiva de diversos processos judiciais.

A melhor forma de solucionar um litígio é por meio de um acordo, onde as partes constroem a decisão final juntas”, frisou.

Juíza Camila Simm entrega documento para partes após audiência, ao lado de conciliador e advogado  

O projeto é supervisionado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador José Nilo Ribeiro Filho. Além de audiências e acordos em processos judiciais, a Conciliação Itinerante também soluciona gratuitamente de demandas que ainda não tramitam na Justiça (pré-processuais), como questões de divórcio consensual, reconhecimento de união estável, reconhecimento de paternidade, exame de DNA, dívidas e cobranças, entre outros.

O advogado Marlon Belfort (à direita na imagem acima) com atuação em comarcas da Baixada Maranhense, elogiou a presença e o trabalho da conciliação. Ele acompanhou clientes em audiências realizadas no ônibus e disse que solucionou questões litigiosas por meio de acordo. 'É um projeto viável, o conciliador bem preparado explicou perfeitamente aos clientes sobre a demanda e, ao final, conseguiu formalizar o acordo entre as partes. Isso é muito importante para o processo judicial, principalmente para desafogar a grande demanda de processos que existem nas comarcas da nossa região”, detalhou.

Mesmo residindo atualmente em Portugal, Leandro Mendes participou de uma audiência de conciliação para a fixação de alimentos destinados à sua filha de três anos de idade, que vive com a mãe, Sanaelis Costa, no Maranhão. A demanda, recebida pelo projeto Conciliação Itinerante, foi solucionada rapidamente sem a necessidade das partes entrarem com um processo judicial.

Leandro e Sanaelis participam de audiência que resultou na fixação de alimentos para a filha

CONCILIAÇÃO EM PENALVA

Nesta sexta-feira (21/2), o projeto Conciliação Itinerante encerra a semana de atendimentos em Penalva. O ônibus estaciona na Praça São José de Penalva, s/n, Centro, próximo à Prefeitura. Os atendimentos serão realizados das 8h às 17h.

O agendamento prévio para atendimento pode ser feito pelo WhatsApp do Nupemec (98) 2055-2283 ou por preenchimento de formulário eletrônico disponível no Portal do TJMA. As pessoas que comparecerem aos locais, mesmo sem prévio agendamento, também receberão orientação e atendimento.


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS