Mulheres da comunidade quilombola Santa Rosa, localizada às margens da BR-222, em Itapecuru, estão descobrindo novas formas de produzir com criatividade e sustentabilidade por meio do Projeto Moda Legal. Nesta semana, o projeto realizou mais uma oficina com as integrantes do grupo “Mulheres que Fazem”, ministrada pela presidente da Comissão Interinstitucional de Preservação Ambiental, Fabiana Oliveira.
Além do trabalho artesanal, as mulheres da comunidade desenvolvem atividades de agricultura, cultivando hortas orgânicas em parceria com os jovens da região. Com o apoio do Moda Legal, elas ampliam suas oportunidades de geração de renda, fortalecendo a economia local de maneira sustentável.
A oficina faz parte de um conjunto de ações promovidas pela Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão (CGJ-MA) em prol da sustentabilidade, com o objetivo de adotar medidas eficazes para reduzir a poluição têxtil e incentivar práticas como a moda circular e o reaproveitamento de resíduos têxteis. Durante a atividade, as participantes aprenderam a criar novos produtos a partir de retalhos doados por parceiros do projeto, transformando os materiais em brincos, bonecas, objetos de decoração, entre outras peças artesanais.
Mais do que a produção de novos itens, iniciativas como essa promovem o fortalecimento da comunidade, incentivando a conscientização ambiental e estimulando a construção de uma cultura de sustentabilidade nos municípios maranhenses.