Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Desembargador Ricardo Duailibe recebe a visita do presidente da ABREMA

Na pauta a troca de conhecimentos entre o setor de sustentabilidade do Tribunal de Justiça do Maranhão e Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente

Publicado em 9 de Jan de 2025, 14h43. Atualizado em 9 de Jan de 2025, 15h15
Por Orquídea Santos

O presidente da Coordenação de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Ricardo Duailibe, reuniu-se com o presidente da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), Pedro Maranhão, nesta quinta-feira (9/1), no prédio-sede do TJMA. O diálogo contou com a participação da juíza auxiliar da Coordenadoria de Sustentabilidade, Teresa Cristina Mendes (1ª Vara da Fazenda Pública de São Luís). 

A reunião serviu para alinhar parcerias, troca de experiências e conhecimentos técnicos em prol da política de sustentabilidade do Poder Judiciário maranhense. Também discutiram a possibilidade de celebração de um termo de cooperação para a realização de seminário em data a ser definida direcionado ao público interno, por meio do TJMA e Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), com abordagem de aspectos práticos no julgamento de ações judiciais que envolvam temas como meio ambiente e tratamento de resíduos sólidos. 

Segundo o desembargador Ricardo Duailibe, nos próximos dias 2 e 3 de junho deve acontecer também o 1º Fórum Ambiental do Poder Judiciário do Maranhão, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outras instituições irmãs. “O objetivo para este ano é avançar com a ampliação e efetivação das metas de sustentabilidade do TJ”, informou.  

A juíza auxiliar da Coordenadoria, Teresa Mendes, disse que a Abrema é a maior e mais importante associação do segmento de meio ambiente e resíduos do Brasil, com uma ampla gama de associados que alcança empresas de serviços e do setor industrial. “É uma parceria muito importante para o TJMA”, afirmou. 

Já o presidente da ABREMA, Pedro Maranhão, disse que recebeu o convite do desembargador Ricardo Duailibe para discutir a questão da sustentabilidade, principalmente nas questões de resíduos sólidos. “O Maranhão enfrenta um problema muito sério na questão destes resíduos, temos atualmente cerca de 200 lixões, e nossa parceria visa enfrentar e superar esse problema em prol do meio ambiente. Faremos um grande seminário aqui, trazendo especialistas de várias áreas, do país e até de atuação internacional, como é o caso da Alemanha, que já se ofereceram para vir participar. A partir desse evento vamos ter medidas mais práticas”, finalizou.

Participaram também da reunião, o gestor da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Rodrigo Smith e o assessor jurídico, Guilherme Marinelli.

Veja mais fotos de Ribamar Pinheiro no flickr

Agência TJMA e Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026

 

GALERIA DE FOTOS