A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) promoveu, nos dias 26 e 27 de novembro, uma roda de diálogo voltada para colaboradores das unidades do Cohajap (Jacaré) e do Sacavém (Leo Madeiras), que integram o Grupo Jacaré Home Center.
A ação, realizada em alusão à campanha “Novembro Azul”, teve como foco a prevenção e o enfrentamento à violência contra as mulheres, abordando a importância do papel masculino nessa temática.
A atividade foi conduzida pela psicóloga Edla Ferreira, pela assistente de informação Vitória Azevedo e pelo estagiário de Psicologia Rodrigo Rodrigues, com uma abordagem dinâmica e interativa. Por meio de vídeos, dinâmicas de grupo e reflexões, os(as) participantes debateram temas como as concepções de masculinidades, os impactos do machismo, os tipos de violência e a Lei Maria da Penha.
O objetivo principal da roda de diálogo foi sensibilizar os homens sobre sua responsabilidade na construção de relações mais igualitárias e na promoção da paz dentro e fora do ambiente familiar. Ao final do encontro, foram distribuídos folders informativos sobre a temática abordada.
HOMEM CONSCIENTE
A atividade integra o programa “Homem Consciente”, desenvolvido pela Cemulher desde 2021. A iniciativa busca envolver homens em reflexões sobre masculinidades e violência de gênero, promovendo mudanças culturais e comportamentais que contribuam para prevenir atos violentos nas relações íntimas de afeto, domésticas e familiares.
PARCERIA
Parceiro da Cemulher desde 2023, o Grupo Jacaré, por meio do programa “Valoriza Mulher”, reforça o compromisso com a promoção de ações que incentivem a igualdade de gênero e o respeito às mulheres. Como parte da programação do evento, foi realizado um coffee break com temática alusiva ao “Novembro Azul”, enfatizando também os cuidados com a saúde masculina.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024